Conhecida por ser um clube formador, a Ferroviária Feminino já planeja os próximos anos na equipe profissional. Um dos pontos que fazem parte do futuro do clube é usar, cada vez mais, as categorias de base. De acordo com a diretora de Futebol Feminino da Locomotiva, Nuty Silveira, o foco é ter, ao menos, 30% do elenco formado nas Guerreirinhas Grenás. Em 2025, após a chegada do técnico Leonardo Mendes, muitas atletas tiveram oportunidades em alguma partida e fizeram parte dos treinamentos.
Oportunidades às atletas

Vindo de trabalhos nas categorias de base masculina em clubes como Ferroviária, Palmeiras e Bahia, o técnico Leonardo Mendes chegou para fazer esta ponte entre base e profissional. Sob seu comando, ao menos nove atletas do sub-20 da Locomotiva estiveram presentes em algum momento nas partidas. Quatro delas estrearam na equipe profissional.
“Nós temos muita clareza daquilo que a gente quer para o clube. Nós falamos muito da base aqui e acho que isso vai ser rotina nas nossas falas, por ser algo muito forte dentro da Ferroviária. A Vendito foi uma atleta que foi muito utilizada este ano, a Monique e a Dudinha tiveram oportunidades em jogos grandes. Fernanda teve sua oportunidade, tivemos um jogo contra o São Paulo onde levamos metade do time do sub-20. Isso tem que ficar muito claro. A atleta que vem hoje para as categorias de base da Ferroviária, ela tem que saber que vai ter muitas oportunidade de chegar à equipe principal. Isto vai ser um marco nesta gestão”, falou Mendes.
LEIA MAIS: Ferroviária se mantém competitiva apesar de queda do masculino à Série C
Potencializar a base

Tamanha é a importância do clube com as categorias de base que, de acordo com o comandante, parte do recurso será para trazer novos profissionais. Estes o ajudarão no processo de transição para o time principal e na potencialização de cada uma das atletas utilizadas.
“A gente tem uma preocupação muito grande de potencializar e desenvolver. Então, por isso, alguns recursos vão ser para trazer novos profissionais, para ajudar nesta área de transição de atletas de base profissional. Eu que trabalhei a vida inteira na base, estar num projeto no time profissional e que tem esse olhar para a base, facilita também para mim, porque eu tenho muita identificação tanto com o clube, quanto com a base. Isso nos motiva bastante, porque sabemos que daqui alguns anos teremos grandes atletas formadas na nossa base, jogando na categoria profissional, possivelmente seleção brasileira e ganhando grande destaque nacional e internacional”, declarou Leonardo Mendes.
