O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, foi escolhido pela FIFA para participar do Programa de Mentoria para Treinadoras. Ele será mentor de Vanessa Martínez, técnica da Seleção Feminina Sub-23 do México, durante 18 meses. O programa faz parte de um projeto da FIFA que tem buscado desenvolver o Futebol Feminino e apoiar os profissionais que já atuam na área.
Vanessa está acompanhando a preparação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Noruega e Portugal. Ela participa dos treinos, reuniões e rotina da comissão técnica para aprender as estratégias, além de trocar ideias com os profissionais da equipe.
“Eu estou feliz. Esta é a primeira vez que me encontro pessoalmente com ele, vou estar aqui com a equipe durante esta Data FIFA de novembro. Sou grata à FIFA por criar esse programa e nos permitir aprender com o mundo real. É uma experiência que eu nunca vou esquecer. Espero que eu também possa contribuir com o Arthur e trocar experiências”, disse a treinadora à CBF.
Arthur explicou que a mentoria tem combinado com algo que ele vem valorizando há muito tempo, que é dividir conhecimento.
“A troca de conhecimento é algo que eu procuro sempre, acho que é sempre um crescimento para todos os lados. A mentoria da FIFA é muito organizada e proporciona momentos como esse, de poder estar junto em uma convocação. A Vanessa é uma treinadora que tem muita experiência nas categorias de base, foi jogadora, e agora tem se preparado cada vez mais para o alto nível”, disse o técnico brasileiro.
Leia também: Brasil x Noruega: Seleção tem vantagem contra adversário europeu
Como funciona o programa da FIFA?
No programa, Arthur e Vanessa farão encontros para falar sobre treinos, jogos, gestão de grupo e planejamento. A ideia é que os ambos possam observar o trabalho um do outro e discutir soluções que ajudam no desenvolvimento das atletas.
A convivência com a comissão técnica brasileira permitirá que ela veja outras formas de organizar treinos e trabalhar com atletas jovens. E o treinador brasileiro também pode aprender com a experiência da comandante estrangeira, que traz observações do futebol mexicano e do trabalho com jogadoras.
Próximo jogo da Seleção Brasileira
Além da mentoria, Arthur segue no comando da Seleção Brasileira Feminina. O próximo jogo será contra a Noruega, na sexta-feira (28), às 15h (horário de Brasília). Esse será o penúltimo compromisso da equipe nesta temporada.
