O Santos Feminino, as Sereias da Vila, fizeram história na modalidade. A equipe foi o primeiro time a vencer um edição da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, em 2009. Com disputas no Brasil, a Vila Belmiro foi palco da grande final que fez mais uma vez, o berço de tantos craques, ser destaque no mundo, com Marta e Cristiane comandando a equipe santista.
A Libertadores Feminina 2025 teve início nesta quinta-feira (2), confira as equipes brasileiras que estão na disputa.
Após o título da Copa do Brasil de 2008, as Sereias se classificaram para o torneio internacional. Naquele ano, foram dez representantes, um de cada país membro da CONMEBOL. As sedes das disputas foram as cidades de Santos, Guarujá, na Baixada Santista, e a capital paulista, o município de São Paulo.
As Sereias da Vila são atuais bicampeãs da Libertadores Feminina, com títulos em 2009 e 2010.
Como foi a Libertadores Feminina de 2009?
As equipes do torneio foram sorteadas e divididas em dois grupos, com partidas únicas em que os dois melhores times se classificavam para as semifinais. O Santos feminino, as Sereias, mostraram desde o início que estavam em busca do título inédito.
Venceram todas as partidas com direito a duas goleadas, 12 a 0 contra as bolivianas do EnForma Santa Cruz, e 11 a 0 em cima das venezuelanas do Caracas, com destaque para a artilheira Cristiane, que marcou cinco vezes em cada partida.
Na semifinal, também em jogo único, enfrentaram o Formas Intimas, da Colômbia, que havia vencido três de seus quatro jogos na primeira fase. Com mais de sete mil santistas no Pacaembu, as Sereias venceram por 5 a 0 e garantiram a vaga para a final.
Final com destaque para a maior artilheira das Sereias da Vila
A adversária da final, Universidad Autónoma, do Paraguai, tinha 100% de aproveitamento na Libertadores, assim como o time do Santos. Com incentivo de 14 mil torcedores que lotaram a Vila Belmiro, a taça veio após mais uma goleada.
As Sereias conquistaram o primeiro título da Libertadores com placar de 9 a 0, e gol da então jovem Ketlen Wiggers, com 17 anos, que se tornou referência no futebol feminino.
Ketlen é a maior artilheira da equipe santista, com 207 gols em 363 partidas com a camisa das Sereias da Vila.