O Flamengo Feminino encara o São Paulo Feminino na disputa das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina. A partida acontece na próxima quarta-feira (17), às 18h, em São Paulo, no Morumbis. No confronto mais recente, válido pelo Brasileirão, o São Paulo venceu por 1 x 0, na rodada de estreia do Campeonato.
A meio-campista Gláucia, camisa 10 rubro negra, já esteve do outro lado, atuando durante 4 anos pelo tricolor paulista. A reportagem do Campo Delas conversou com a jogadora para saber como está o sentimento de enfrentar o ex-clube e as expectativas para o futuro.
Perfil da atleta
Nascida na Zona Leste de São Paulo, Gláucia começou a carreira no São Bernardo e logo chamou atenção com gols decisivos. Passou por clubes como Centro Olímpico, São Caetano, São José, Iranduba e Sport, além de ter duas experiências no futebol da Coreia do Sul, onde se destacou como artilheira do KSPO em 2018.
De volta ao Brasil, brilhou no Santos em 2019 e, depois, foi protagonista no São Paulo. Sofreu uma lesão séria em 2021, mas teve boa recuperação e retomou o bom desempenho. Atualmente, vive sua segunda temporada no Flamengo, onde conquistou espaço e se tornou peça importante no meio-campo rubro-negro.
Entrevista:
Gláucia, o Flamengo tem um confronto decisivo contra o São Paulo. Como vocês estão se preparando para esse jogo e o que pode fazer a diferença dentro de campo?
Nos preparamos muito bem ao longo desse período que tivemos. Evoluímos na parte tática, física e técnica. Acho que soubemos aproveitar cada detalhe da preparação e agora precisamos aplicar isso dentro de campo contra o São Paulo.
Você já vestiu a camisa do São Paulo. Enfrentar o ex-clube traz uma motivação especial ou um peso diferente para você?
Tive uma grande história com o São Paulo e todos sabem disso. Respeito demais o clube, mas hoje estou no Flamengo e toda vez que entro em campo com essa camisa, dou meu máximo. Cada partida é especial e essa será mais uma. Não vejo como peso e, sim, como mais uma grande oportunidade de mostrar meu futebol e ajudar a equipe a conseguir essa classificação.
Campeonato Carioca e futuro
Além da Copa do Brasil, o Carioca também está prestes a começar. Qual é a importância dessa competição para o Flamengo neste momento da temporada?
O Flamengo ganhou as últimas três edições e ano passado eu estava. Então, trata-se de uma competição fundamental para o nosso time. Queremos vencer sempre. Todos os campeonatos. E não será diferente com o Carioca. Vamos fazer de tudo pra dar mais um título para o Flamengo.
Pensando em sequência, que expectativas você tem para o time no restante do ano e onde acredita que o Flamengo pode chegar tanto no cenário estadual quanto nacional na próxima temporada?
Estamos 100% focadas, hoje, na Copa do Brasil. Temos uma decisão que pode nos colocar nas quartas de final. Nossa atenção é toda nisso. Obviamente que queremos mais coisas – até pensando em outros torneios mais à frente. Mas no momento, prefiro falar só disso.
O Futebol Feminino no Brasil vive um momento de crescimento, com novos patrocinadores chegando e a expectativa da Copa do Mundo de 2027 no país. Como você enxerga esse cenário? De que forma isso pode impactar o Flamengo e a modalidade como um todo?
Acho que o Futebol Feminino vive uma grande fase no país e nós queremos sempre mais. Então, acho que o grande impacto que a Copa vai ter é no fomento da modalidade aqui no Brasil. Precisamos – cada vez mais – termos meninas praticando o esporte desde cedo. Eu vejo o Flamengo como um dos clubes que faz bastante esse fomento. Temos um monitoramento, apoio a núcleos exclusivos e uma categoria de base forte, que acabou de chegar na decisão do Brasileiro Sub-20. O caminho para o futuro é a formação.