A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou, na noite desta terça-feira (7), o sorteio dos grupos da Copinha Feminina 2025. O evento aconteceu no estádio do Pacaembu, que também será palco da final da competição, marcada para o dia 20 de dezembro. Esta será a terceira edição do torneio, que vem sendo como uma das principais vitrines das categorias de base do futebol feminino brasileiro.
Com início previsto para o dia 3 de dezembro, a Copinha contará com 20 clubes, repetindo o formato da última temporada. Pela primeira vez, todas as regiões do país serão representadas. Assim, o estado de São Paulo é o que mais terá equipes em disputa.
Na segunda e última edição, a equipe do Fluminense levou o título na disputa de pênaltis contra o Internacional e é campeão. Na estreia da competição, e assim, o Flamengo foi campeão em cima do Botafogo.

Grupos com nomes de árvores e promessa de sustentabilidade
A edição deste ano terá uma mensagem ecológica como tema central. Cada grupo recebeu o nome de uma árvore, sendo uma formatação simbólica para associar o crescimento do Futebol Feminino à preservação ambiental. E também, com isso, a FPF anunciou que a cada gol marcado, uma árvore será plantada, em parceria com projetos sustentáveis apoiados pela entidade.
“A gente está no país que vai ser sede da Copa do Mundo em 2027 (…) Quando a gente bate no peito para dizer que essa é a maior Copinha Feminina da história, tem que ser motivo de celebração. Em algum momento, o que marcava o futebol feminino era a proibição. Hoje, a gente está aqui para viver de celebração”, declarou Kin Sato, diretora executiva de futebol feminino da FPF.
Os cabeças de chave foram definidos no sorteio. Veja como ficaram as chaves:
-
Grupo A – Pau-Brasil: Corinthians, Flamengo, América (SE) e Criciúma;
-
Grupo B – Jequitibá-Rosa: Ferroviária, EC São Bernardo, Internacional e 3B da Amazônia;
-
Grupo C – Ipê-Amarelo: São Paulo, Red Bull Bragantino, América-MG e Remo;
-
Grupo D – Araucária: Palmeiras, Botafogo, Grêmio e União Desportiva Alagoana;
-
Grupo E – Embaúba: Santos, Fluminense, Vila Nova e Sport.
Entre os confrontos mais aguardados da primeira fase estão Corinthians x Flamengo, que promete movimentar o Grupo A, e Palmeiras x Grêmio.
Regulamento e formato de disputa
Assim, de acordo com o regulamento da competição, os clubes se enfrentaram em turno único dentro dos grupos. Os líderes de cada chave e os três melhores segundos colocados avançam para as quartas de final.
Por fim, todos os confrontos serão em jogo único, com eleição de craque da partida e uso do VAR na grande final. Em caso de empate no tempo normal, os pênaltis decidem a classificação.