A FIFA divulgou nesta quinta-feira (6), as indicadas ao The Best FIFA 2025, premiação que reconhece as principais jogadoras e goleiras do Futebol Feminino mundial. Além disso, a organização anunciou as atletas que concorrem à Seleção The Best FIFA, o time ideal do ano, formado por votação de jogadoras e jogadores profissionais de todo o mundo.
Leia também: Com 1 ponto e -31 de saldo, time segue sem vencer no Paulistão Feminino
Indicadas ao prêmio The Best
A lista de Melhor Jogadora do Mundo incluiu nomes de destaque do Futebol Feminino europeu. O Barcelona domina a relação com Aitana Bonmatí, Alexia Putellas, Patri Guijarro, Claudia Pina e Ewa Pajor. A presença de atletas do Chelsea, como Lauren James e Lucy Bronze, e do Arsenal, com Alessia Russo e Leah Williamson, reforça a presença da liga inglesa na temporada.
A relação ainda conta com Kadidiatou Diani e Melchie Dumornay, do Lyon, e Temwa Chawinga, do Kansas City Current.
Na disputa de Melhor Goleira, a FIFA nomeou Cata Coll (Barcelona), Christiane Endler (Lyon), Ann-Katrin Berger (Gotham FC), Hannah Hampton (Chelsea), Anna Moorhouse (Orlando Pride), Chiamaka Nnadozie (Paris FC/Brighton & Hove Albion) e Phallon Tullis-Joyce (Manchester United).
O período avaliado pela organização costuma ser de agosto de um ano a julho do seguinte. A FIFA divide a votação entre capitãs e técnicas das seleções nacionais, jornalistas e o público, que participa pela internet. A organização revelará as finalistas nas próximas semanas e anunciará as vencedoras durante a cerimônia do The Best FIFA 2025, marcada para o início do próximo ano.
Seis brasileiras na Seleção do Ano
O Brasil aparece entre os países com maior número de indicadas à Seleção The Best. Estão na lista Marta (Orlando Pride), Amanda Gutierres (Palmeiras), Mariza (Corinthians), Tarciane (Lyon), Nicole (Corinthians) e Lorena (Kansas City Current).
A Seleção, também conhecida como FIFA FIFPRO World 11, é formada exclusivamente por votação de atletas. Cada jogador e jogadora escolhe os nomes que mais se destacaram em suas posições, sendo goleiras, defensoras, meio-campistas e atacantes. As 11 mais votadas fazem parte do time da temporada.
