Neste sábado (04/10), às 15h, tem clássico entre Cruzeiro Feminino e Atlético-MG Feminino na Arena Gregorão, em Contagem, na regiao metropolitana de Belo Horizonte. A partida é válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro Feminino.
A convite do Campo Delas, do Portal iG, a treinadora das Vingadoras, Fabiana Guedes falou sobre o desempenho da equipe alvinegra na competição até o momento. Além disso, ela também comentou sobre o favoritismo do adversário, que recém chegou à final do Brasileirão Feminino. Por fim, elogiou a contratação da lateral-direita Nine, que estava no Avai/Kindermann.
Entrevista com Fabiana Guedes
1 – Qual a análise você faz do Atlético e das duas vitórias que o time obteve no Campeonato Mineiro até agora? Quais os pontos fortes da equipe alvinegra?
Começamos bem o Campeonato Mineiro, com duas vitórias importantes que nos dão confiança para a sequência. O ponto forte da equipe tem sido a organização coletiva.
2 – Como precisa ser a estratégia do Galo no próximo jogo, contra o Cruzeiro?
Sabemos da força do rival, mas em clássico precisamos ser competitivas do início ao fim. Nossa estratégia passa por ter intensidade nas ações, não dar espaços para as principais jogadoras delas pensarem o jogo e, ao mesmo tempo, ter coragem para propor quando tivermos a bola.
3 – Pode haver marcação especial em alguma atleta do rival? Por exemplo, a Leticia é a artilheira da competição, merece um cuidado extra?
O Cruzeiro tem atletas de muita qualidade, que vivem grande fase e merecem atenção. Mas nossa proposta é coletiva: ajustamos comportamentos defensivos para neutralizar pontos fortes, sem depender de marcação individual.
“Clássico é diferente”
4 – Há menos de um mês, o rival estava disputando a final do Brasileirão A1 contra o Corinthians. Neste momento dá para afirmar que o Cruzeiro é favorito ou o Galo tende a crescer e igualar as coisas em um clássico?
O Cruzeiro vem de um vice-campeonato brasileiro, isso mostra a força delas. Mas o clássico é sempre diferente: independente do momento, é um jogo em que a entrega, a concentração e os detalhes definem. Nosso objetivo é crescer a cada partida e igualar as forças dentro de campo.
5 – A Nine recém foi contratada. Quais características dela podem contribuir com o time?
Ver essa foto no Instagram
A Nine chega para agregar qualidade. É uma jogadora que tem força, boa leitura de jogo e pode atuar em diferentes funções ofensivas. Isso amplia nossas opções.
6 – Em resumo, é possível fazer um balanço do estadual após as duas primeiras rodadas?
O início mostra um campeonato competitivo, com times buscando impor seu estilo. Para nós, os dois primeiros jogos foram de evolução e ajuste, e ainda temos muito a crescer. Mas acredito que o Atlético tem condições de brigar em igualdade e seguir firme até a fase decisiva.