Você já ouviu falar de um técnico que chegou a duas finais da Copa do Brasil no mesmo ano? Pois esse fato inédito está acontecendo em 2025. E o Campo Delas, do Portal iG, traz agora essa história curiosa do futebol brasileiro.
Isso só foi possível porque o treinador em questão comandou duas equipes diferentes e participou de duas modalidades diferentes da competição.
O nome dele é Léo Mendes, técnico que alcançou um feito histórico: foi finalista da Copa do Brasil Sub-17 Masculina, com o Bahia, e agora disputa a final da Copa do Brasil Feminina com a Ferroviária.

Bahia Sub-17
Léo Mendes assumiu o comando técnico do Bahia Sub-17 em novembro de 2024. No comando dos Pivetes de Aço, conquistou o título do Campeonato Baiano da categoria naquele mesmo ano.
Mas o grande destaque veio em maio de 2025. Até chegar à final da Copa do Brasil Sub-17, o Bahia disputou sete partidas, somando seis vitórias e 24 gols marcados.
A decisão aconteceu em 6 de maio, quando Vasco e Bahia empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Vasco levou a melhor e ficou com o título da Copa do Brasil , mas o trabalho de Léo Mendes ganhou destaque.

Ferroviária Feminina
No fim de junho, o técnico deixou os Pivetes de Aço para assumir o comando das Guerreiras Grenás, da Ferroviária Feminina. Desde então, dirigiu a equipe nas quartas de final do Brasileirão Feminino, na Copa do Brasil e na Libertadores Feminina, competição na qual terminou em terceiro lugar.
Pela Copa do Brasil Feminina, a Ferroviária eliminou Curitiba, Vitória, Internacional e Bahia, marcando 12 gols em quatro jogos e sofrendo apenas um.
Agora, Léo Mendes se prepara para sua segunda final da Copa do Brasil em 2025, mas desta vez, na modalidade feminina. Ferroviária e Palmeiras se enfrentam no dia 19 de novembro, em busca do título da Copa do Brasil Feminina.
Um feito raro no futebol brasileiro
Com duas finais em modalidades diferentes da Copa do Brasil no mesmo ano, Léo Mendes entra para a história do futebol nacional. Tanto das categorias de base quanto do Futebol Feminino.
