O Itabirito, time que disputa o Campeonato Mineiro Feminino, lançou o primeiro mascote exclusivo de um time de Futebol Feminino em Minas Gerais. A “Gata do Mato” foi apresentada à torcida do município da região Metropolitana de Belo Horizonte na última partida da equipe, contra o Atlético-MG, pela competição estadual.

Em entrevista exclusiva ao Campo Delas, Breno Mendes, gerente de Futebol Feminino do Itabirito, frisou que esta é uma das ações pensadas para o desenvolvimento da modalidade:
“Desde que o projeto feminino foi lançado no Itabirito FC, o departamento vem crescendo com muito respeito e tudo é feito com muito carinho pensando nelas. Esse ano o departamento já tinha criado o Instagram só do feminino para que o público que consome e acompanha o Futebol Feminino tenha mais informações”.
Gato-do-mato
O Itabirito Futebol Clube surgiu em 2022. Inicialmente, o mascote escolhido para representar a equipe masculina foi o gato-do-mato por causa de um episódio que marcou a região, dois anos antes.

“O Gato-do-Mato é uma homenagem ao animal que lutou pela vida no distrito de São Gonçalo do Bação. Fugindo de um incêndio, o gato acabou sendo atropelado por um carro. O caso comoveu toda cidade e despertou para questões ambientais no município e na região. Com esse espírito de luta e determinação é que o Itabirito vai disputar os seus jogos”.
Time feminino
O projeto do Futebol Feminino do Itabirito começou em 2024, na disputa do Campeonato Mineiro. O time ficou em terceiro e teve direito de disputar o Brasileiro A3. Neste ano, a equipe conseguiu o acesso para a A2 e tem o objetivo de chegar a A1 em 2027.

“Para o Itabirito, fazer Futebol Feminino é ter respeito pela modalidade, é fazer com qualidade profissional tão qual fazemos o nosso masculino. Pois elas são atletas de alto rendimento e merecem cada vez mais esse compromisso profissional”, garante Mendes.
Outros mascotes femininos
Apesar da iniciativa ser pioneira em Minas Gerais, não é inédita no país. Por exemplo, a Ferroviária de Araraquara lançou a “Guerreira Grená” na atual temporada. A mascote teve sua primeira aparição no dia do aniversário de 75 anos da Locomotiva, em 12 de abril de 2025, na partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro Feminino.

Já o Bahia não tem uma mascote exclusiva para o time feminino, mas tem uma “mascote mulher”. A “Lindona da Bahêa” é uma “Mulher Maravilha” criada para representar as mulheres negras que são a grande maioria da população do estado. O objetivo é combater o racismo no futebol.
