Fim de uma longa espera pelo grito de campeão. Foi esse o sentimento do torcedor do Paysandu com a vitória por 2 a 0 em cima do Tiradentes: depois de 40 anos, o Papão voltou a levantar a taça do Paraense Feminino.
Aline Costa, treinadora que escreveu a nova história com o clube com o acesso à Série A2 do Brasileiro, comemorou muito a conquista do título do Campeonato Paraense 2025.
“Não tem discurso melhor, emocionada do jeito que estou, todo mundo sabe que é minha paixão. Mesmo com todas as turbulências, o Futebol Feminino trouxe esse título para a nossa casa. O último título do Paysandu foi em 1985. Depois de 40 anos, a gente está trazendo esse título para a nossa casa. Hoje o Futebol Feminino é campeão paraense”, declarou a técnica
Longa espera do Papão
Desde o tricampeonato consecutivo de 1984, 1985 e 1986, o Paysandu não conseguia chegar no objetivo de vencer o campeonato estadual, mesmo tendo decidido quatro finais nesta década.
Em 2020, o Papão chegou a final contra a ESMAC (Associação Atlética Escola Superior Madre Celeste) por 4 a 0. Já em 2021, o Paysandu não chegou na final, visto que o Remo venceu o Gavião Kyikatejê na grande decisão do torneio.
Em 2022 e 2023 o Paysandu voltou a disputar a final, mas perdeu para o rival Remo por 9×1 no agregado em 2022. Já em 2023, em formato de quadrangular final, o Tuna Luso ficou com o título, enquanto o Papão ficou na 2° colocação.
Mas essa espera chegou ao fim no Centro Esportivo da Juventude, em Belém do Pará, na tarde da última sexta-feira (31). Por lá, Paysandu e Tiradentes-PA se enfrentaram pela final do Campeonato Paraense 2025. Dominando a partida, o Papão venceu por 2 a 0 e levantou a taça pela primeira vez em 40 anos.
Campanha do Paysandu no Campeonato Paraense 2025
2025 foi o ano do acerto do Paysandu. Durante a competição, a equipe oscilou um pouco, visto que ficou na 2° posição geral, com 7 pontos em 4 partidas. Porém, se classificou para a final contra o Tiradentes-PA, líder geral com campanha perfeita na fase de grupos.
Todavia, se a campanha foi perfeita na fase de grupos, a equipe do Tiradentes perdeu quando não podia, justamente na grande final. Irley Granhen, aos 30 minutos da segunda etapa, abriu o placar para o Papão. Aos 48 minutos do tempo complementar, Letícia Pantoja marcou e sacramentou o resultado.
Com o título de 2025, o Paysandu conquistou o torneio pela quinta vez. ESMAC e independente-PA são os maiores campeões, com seis conquistas cada.
