Do Fenerbahçe ao Galatasaray: brasileira cruzou rivalidade turca
Atacante brasileira trocou um rival pelo outro na Turquia. Marta Cintra conta ao Campo Delas, do Portal iG, sobre a carreira e a rivalidade em terras turcas.
Marta Cintra: brasileira atua pelo Galatasaray da Turquia - Divulgação/Galatasaray
Fenerbahçe e Galatasaray. Dois rivais históricos da Turquia. Um clássico recheado de tensão pré, durante e pós jogo. Um confronto conhecido mundialmente justamente por todas as peculiaridades que envolvem a rivalidade. Esses fatores, no entanto, não impediram que uma brasileira “cruzasse a linha” e trocasse um time pelo outro.
Essa é uma das histórias de coragem e determinação da atacante Marta Cintra. Aos 25 anos, natural de Caxias, no Maranhão, a brasileira está em seu segundo clube no Futebol Feminino da Turquia. E a troca de times foi exatamente de um rival para o outro: do Fenerbahçe para o Galatasaray.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
“Acho que é normal algumas situações acontecerem quando você sai de um rival para ir a outro. Muitas vezes, as pessoas não entendem o contexto e acabam interpretando de outra forma. Mas são torcedores e a gente entende, afinal, eles querem o melhor para o clube deles, e tá tudo bem”, disse em entrevista ao Campo Delas, do Portal iG.
“No meu caso, me senti muito respeitada, porque recebi também muitas mensagens de apoio do outro lado, e isso mostra o carinho e o respeito que construí”, completou ela, que ainda vai enfrentar o ex-clube na temporada (veja quando mais abaixo).
Marta Cintra em ação pelo Galatasaray – Divulgação/Galatasaray
Fanatismo turco e novos ares
Marta Cintra foi para a Turquia em 2024, depois de brilhar por mais de quatro anos em Portugal, atuando pelo Benfica. A atacante brasileira quis trocar de ares dentro da Europa, em busca de “algo novo e desafiador”.
“Acho que em algum momento da nossa carreira precisamos mudar de ares e buscar novos desafios, e foi exatamente isso que aconteceu comigo, optei por algo novo e desafiador. Está sendo uma experiência única, que eu ainda não tinha vivido, principalmente por conta da cultura do país, que é bem diferente das que eu já conhecia. Acredito que seja um país que está evoluindo rapidamente no Futebol Feminino”, falou.
A percepção de evolução rápida na modalidade citada pela brasileira acontece por conta de a Liga Turca, no formato atual, é relativamente nova. Em 2020, o campeonato foi reestruturado, deixou de ser regional e passou a ser nacional, assim como já era no masculino.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Isso fez com que o apoio que já acontecia habitualmente com os times masculinos, passasse a crescer gradualmente no Futebol Feminino.
“Acho que nunca vi pessoas tão fanáticas por futebol como aqui. Eles realmente respiram o futebol, lotam os estádios, fazem festa o tempo todo e vivem o esporte intensamente”, contou ao Campo Delas.
“As expectativas são bem altas. Começamos a temporada bem e queremos terminá-la ainda melhor. Temos uma ótima equipe, um grupo muito unido de jogadoras e comissão, e esperamos, lá no final, poder nos consagrar campeãs dessa temporada”, completou.
Atacante brasileira Marta Cintra com a camisa do Galatasaray – Divulgação/Galatasaray
Brasil, seleção e retorno
Marta começou a carreira no futebol no Menina Olímpica, de Fortaleza, no Ceará. De lá, passou por Rio Preto, Ceará, Foz Cataratas e Grêmio, antes de se transferir para o Benfica.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mesmo fora do país desde 2020, ela acompanha os passos dados e as melhorias no Futebol Feminino brasileiro e destaca que ainda há muito o que ser feito.
“O futebol no Brasil evoluiu muito nos últimos anos, inclusive na questão dos investimentos. Mas ainda vejo alguns clubes grandes deixando a desejar na infraestrutura das meninas, e isso entristece, porque são clubes de nome. Todas somos profissionais, trabalhamos para isso e merecemos sempre o melhor”, falou.
A brasileira destacou, ainda, ao Campo Delas, do Portal iG, que deseja voltar ao Brasil no futuro. Além disso, revelou que também segue com o sonho de, um dia, chegar à Seleção Brasileira Feminina.
“É o sonho de toda atleta chegar à Seleção, e trabalhamos todos os dias por isso. Mas acredito que tudo tem o momento certo. Enquanto isso, seguimos fazendo o nosso trabalho, dando o melhor, até que esse momento chegue”, finalizou.
Marta Cintra x Fenerbahçe
O Campeonato Turco Feminino está na 7ª rodada. O Galatasaray, de Marta Cintra, enfrenta o Ünye Gücü fora de casa. O Confronto entre Galatasaray e o ex-clube da atacante, Fenerbahçe, está previsto para a 11ª rodada, no dia 7 de dezembro, na casa dos rivais.