Um dos principais nomes do Futebol Feminino brasileiro, Cristiane Rozeira de Souza Silva nasceu em Osasco (SP) no dia 15 de maio de 1985.
A atacante tem trajetória de gols e títulos por onde passou, tendo jogado em grandes clubes nacionais e internacionais. Cristiane ainda é a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, com 14 gols marcados.
No seu currículo, Cristiane tem passagens pelos quatro grandes clubes paulistas, além de ter disputado e vencido a Champions Feminina em 2005, com o Turbine Potsdam, da Alemanha.
A goleadora também tem passagens por Estados Unidos, com o Chicago Red Stars, e França, quando defendeu o Paris Saint-Germain.
Reprodução/X @GoalTurkiye
Cristiane também levantou o troféu da Copa Libertadores Feminina duas vezes. A atacante fez parte de um time estrelado do Santos que ganhou o título em 2009 e 2010.
Seleção Brasileira
Apesar de ter cinco participações em Copa do Mundo Feminina (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019), sua trajetória na Seleção Brasileira ficou marcada em Jogos Olímpicos, onde se tornou a maior artilheira da história da competição, incluindo homens e mulheres.
A atacante atingiu o recorde na Rio 2016, no confronto vencido pelo Brasil por 5 a 1 sobre a Suécia. Um dos gols da goleada foi feito por Cristiane, o 14° na competição.
O auge de Cristiane na Seleção Brasileira Feminina, no entanto, foi em 2004 e 2008, quando ajudou a equipe a chegar em duas finais consecutivas. Porém, o Brasil não conseguiu o lugar mais alto no pódio nas duas oportunidades. Nos dois jogos, o país perdeu para as americanas na prorrogação.
Com os bons desempenhos consecutivos na Copa do Mundo de 2007 e nos Jogos Olímpicos de 2008, Cristiane recebeu duas indicações ao prêmio de melhor jogadora da FIFA. A atacante ficou em 3°, com Marta em 1° e Birgit Prinz, da Alemanha, em 2° nos dois anos.
Atualmente, Cristiane tem 40 anos e atua pelo Flamengo. Em 2025, pelo clube carioca, a atacante tem 23 jogos e 11 gols marcados na temporada.
Em setembro de 2025, a jogadora anunciou pausa na carreira para se dedicar à filha Aurora, que nasceu em julho deste ano.
O contrato de Cristiane com o Flamengo é válido até o fim de 2026.