Nove estados unidos em campo para fazer história na primeira edição interestadual do torneio amador que celebra o legado de uma maiores jogadoras do Brasil e do mundo e impulsiona o Futebol Feminino regional: 1ª Copa Rainha Marta.
A Copa Rainha Marta Nordeste, uma expansão de um projeto alagoano que reuniu mais de 600 atletas em 2024, começa no dia 4 de novembro. Serão nove estados em uma disputa que homenageia a alagoana de Dois Riachos, seis vezes melhor do mundo, Marta Vieira da Silva.
O torneio, abraçado por todos os estados do Consórcio Nordeste, já é considerado o maior torneio interestadual de Futebol Feminino já realizado na região. O palco da competição é o gramado do Estádio Rei Pelé, em Maceió.
Atualmente Marta joga pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos, e já chegou a 150 jogos pela equipe.
Formato da competição, chaveamento e classificação
As nove seleções participantes estão divididas em três grupos de três equipes. A primeira fase será disputada em turno único, com cada seleção jogando duas partidas e folgando em uma das três rodadas iniciais.
Os três primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para as semifinais.
A vaga restante será preenchida pelo melhor segundo colocado geral da fase de grupos.
A partir das semifinais, a competição segue no formato de mata-mata, com partidas únicas tanto nas semifinais quanto na grande final, prometendo emoção a cada lance. A disputa na capital alagoana começa com uma rodada tripla e intensa.
Confira os confrontos da 1ª fase da Copa Rainha Marta
Dia 1 (4/11)
Piauí x Paraíba – Grupo A
Maranhão x Bahia – Grupo B
Pernambuco x Alagoas – Grupo C
Dia 2 – (5/11)
Pernambuco x Rio Grande do Norte – Grupo C
Piauí x Ceará – Grupo A
Maranhão x Sergipe – Grupo B
Dia 3 – (6/11)
Bahia x Sergipe – Grupo B
Alagoas x Rio Grande do Norte – Grupo C
Paraíba x Ceará – Grupo A
Origem e significado da Copa Rainha Marta
A Copa Rainha Marta Nordeste é uma expansão do projeto alagoano, que em 2024 reuniu 32 equipes e mais de 600 atletas. A iniciativa foi abraçada por todos os integrantes do Consórcio Nordeste.
A competição homenageia Marta Vieira da Silva, alagoana seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, e representa não apenas uma disputa esportiva, mas uma política pública consolidada de incentivo ao esporte feminino e de integração regional.
