A profissionalização do Futebol Feminino depende de uma gestão mais qualificada e de uma formação desenvolvida para atletas e profissionais. E esta foi a principal mensagem do painel “Construção de identidade de jogo no futebol feminino: metodologias e desafios”, realizado neste sábado (18), durante a Semana do Desenvolvimento, promovida pela Brasil Ladies Cup, em São Paulo.
Veja também:
- Confira data e horário da final Palmeiras x Grêmio na Brasil Ladies Cup
- Raio-x das Palestrinas na luta pelo título da Brasil Ladies Cup
Para Christina Massis, diretora do Futebol Feminino do São Paulo FC, o futebol das mulheres é um produto que gera engajamento, pertencimento e oportunidade de mercado. Ela reforçou que o investimento na modalidade não é gasto, mas sim uma forma de expansão.
“O Futebol Feminino é um produto que gera identificação e pertencimento. Ele precisa de visibilidade e estrutura. Iniciativas como a Brasil Ladies Cup têm papel fundamental nesse processo”, declarou.
Christina também destacou que o Futebol Feminino atrai famílias e proporciona um ambiente mais seguro nos estádios, o que amplia o público e o interesse das marcas.
Educação e formação são bases para o futuro
A dirigente destacou que a educação é parte importante da formação das atletas. Segundo ela, quem tem boa base escolar costuma ter melhor desempenho dentro de campo e mais equilíbrio emocional. Ela também lembrou que poucos conseguem viver só do esporte, por isso a educação é essencial para o futuro.
O debate mostrou que o Futebol Feminino no Brasil precisa de planejamento, investimento e mais oportunidades de aprendizado.
Também no evento, a treinadora Lindsay Camila destacou os desafios estruturais que muitos clubes e centros de treinamento tem enfrentado. Ela busca se capacitar na área de gestão para entender como atuar de forma mais estratégica: “A formação e a gestão definem quem cresce e quem fica para trás”, afirmou.
Com a Semana do Desenvolvimento, a Brasil Ladies Cup reforça seu papel como espaço de inovação, aprendizado e conexão entre os diferentes agentes do esporte. A final será neste domingo (19), às 18h15, no Estádio do Canindé, entre Palmeiras e Grêmio, com entrada gratuita ao público.