O São Paulo vive um bom momento em 2025, e muito disso passa pelo trabalho do técnico Thiago Viana. Após anos como auxiliar e com passagem pela base do clube, ele assumiu o comando técnico em 2022 e tem a missão de liderar o elenco na elite do futebol feminino.
Com o treinador, as Soberanas ganharam uma nova identidade tática e técnica dentro de campo.
Intensidade e ofensidade
Com um elenco misturado de experiência e juventude, Thiago Viana inseriu um modelo de jogo mais intenso, com marcação alta, posse de bola e velocidade pelas pontas. As Soberanas mostram, desde então, mais dinâmica e organização em campo. A consequência disso são os resultados como a conquista da Supercopa Feminina no início do ano.
Atletas como Bruna Calderan, Carlinha, Camilinha, Dudinha, Isa, Kaká, Serrana e em entre outras, se destacam nessa fase e possuem minutos importantes, além da responsabilidade dentro da equipe. A média de idade equilibrou e a competitividade aumentou, sinal de que o projeto tem projeto baseado em táticas e o emocional.
Conexão com as jogadoras
Um ponte forte do comando de Thiago é o bom relacionamento com o grupo. Ele participa ativamente do dia a dia do elenco, conversa com as atletas e mantém um ambiente que busca confiança e disciplina. A integração com a base também tem sido prioridade, reforçando a importância das joias de Cotias que estão ganhando espaços e se profissionalizando.
Trajetória no São Paulo
Thiago Viana construiu sua carreira de treinador principalmente no São Paulo, onde iniciou seu trabalho nas categorias de base femininas, como sub-17 e sub-20, no Centro de Formação de Atletas de Cotia. Com foco na formação das jovens jogadoras, o treinador ajudou o clube em bons resultados nas competições de base, e ganhou o devido reconhecimento.
Em 2021, ele passou a atuar como auxiliar técnico do time profissional, ganhando experiência com o ex-técnico na época. No final de 2022, após a saída do então treinador Lucas Piccinato, Viana foi efetivado como técnico principal das Soberanas.
A trajetória do técnico é consistente dentro do próprio clube. Com isso, ele se tornou um dos principais nomes da nova geração de treinadores do futebol feminino no Brasil.