Os campeonatos estaduais contribuem para fortalecer o elo entre clube e torcida. As competições ampliam o calendário do Futebol Feminino e, dessa forma, ajudam a amadurecer ou revelar novas atletas. Assim, esse modelo de disputa é característico do Brasil e ajuda a formar a identidade futebolística de cada estado.
Disputados geralmente no segundo semestre, os estaduais reforçam rivalidades e o senso de pertencimento e, por isso, seguem tendo ótima aceitação do público como um todo.
Assim, nesses regionais, os torcedores podem acompanhar de perto os times que são mais próximos de suas realidades, do lugar onde moram.
Em resumo: são campeonatos que têm muita ligação até com quem não se diz muito fã.
Pensando nisso, a equipe do Campo Delas reuniu os maiores campeões estaduais da categoria, nas principais federações do país.
Conheça e compartilhe para que cada vez mais essas histórias tenham alcance no público em geral.
Campeonato Paulista Feminino
Criado em 1987, o Paulistão Feminino está em sua 30ª edição e reúne equipes de destaque no cenário nacional. Três clubes detém o maior número de títulos: Santos, Corinthians e Juventus, com quatro títulos cada.
Atualmente, o torneio conta com grupo de oito equipes, que jogam em turno único. As quatro melhores avançam à fase final, enquanto as classificadas entre 5ª e 8ª disputam a Copa Paulista de Futebol Feminino.
Campeonato Carioca de Futebol Feminino
Criado em 1983, o Carioca Feminino está em sua 34ª edição e conta com atletas de destaque, como a atacante Cristiane. Os maiores campeões são Flamengo e Vasco, ambos com oito títulos. A competição atual tem 11 clubes divididos em dois grupos. As equipes de um grupo enfrentam os times do outro, em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à fase de mata-mata.
Campeonato Mineiro Feminino
Criado em 1983, o Campeonato Mineiro Feminino está em sua 20ª edição, já que passou a ser disputado com regularidade apenas a partir de 2005. O maior campeão é o Atlético Mineiro, com nove títulos. A edição de 2025 está prevista para começar em 20 de setembro e contará com seis equipes.
Campeonato Baiano Feminino
Criado em 1984, o Baianão Feminino está em sua 33ª edição. Ao longo da história da competição, diversas atletas foram reveladas, como a meio-campista Sissi, considerada uma das pioneiras do futebol feminino no Brasil.
A equipe mais vitoriosa é o São Francisco do Conde, com 14 títulos. A cidade é conhecida como a Capital Baiana do Futebol Feminino. O Bahia é o segundo maior campeão, com sete conquistas.
Campeonato Gaúcho Feminino
Criado em 1983, o Gauchão Feminino chega à sua 28ª edição. Além da disputa pelo título, a competição também oferece uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Se o campeão já estiver classificado para o torneio nacional, a vaga fica com a equipe melhor colocada na tabela.
O Internacional é o maior campeão, com 12 títulos — bem à frente do rival Grêmio, que possui cinco conquistas. A edição atual conta com cinco equipes, que, entao, se enfrentam em dois turnos. As quatro melhores avançam ao mata-mata.