No calendário do Futebol Feminino, o segundo semestre é marcado pela reta final do Brasileirão e pelo início dos campeonatos estaduais. No entanto, mudanças recentes podem impedir que o Campeonato Paranaense Feminino aconteça nesta temporada.
Em 2024, a competição contou com apenas quatro equipes: Atthletico Paranaense, Coritiba, Toledo e São Braz. A final foi um clássico Atletiba, e as Gurias Furacão conquistaram o título.
Com a queda do Atthletico para a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube decidiu interromper as atividades do futebol feminino, o que reduziu ainda mais a competitividade da modalidade no estado.
A equipe do Campo Delas entrou em contato com a assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Futebol nesta segunda-feira (25). Segundo a entidade, o Campeonato Paranaense Feminino não foi cancelado e está previsto para acontecer em outubro. No entanto, as equipes participantes não foram definidas e o calendário oficial ainda não foi divulgado.
Competições nacionais
Apesar da indefinição no estadual, dois clubes do Paraná disputaram competições nacionais em 2025. O Coritiba participou do Brasileirão Feminino Série A3, enquanto o Paraná Clube esteve presente no Brasileirão Feminino Sub-17.
O que diz a CBF
A atual regulamentação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige que clubes da Série A do Brasileirão mantenham equipes femininas ativas. As demais divisões, no entanto, ainda não têm essa obrigatoriedade.
Em 2023, a CBF lançou um planejamento para que, até o final de 2027, todos os clubes que disputarem as Séries A, B, C e D sejam obrigados a manter equipes femininas estruturadas.