A jornada do Bahia Feminino no Brasileirão Série A1 chegou ao fim nas quartas de final, mas a campanha das Mulheres de Aço marcou a história do clube e do futebol feminino da região Nordeste.
Na primeira fase do torneio, o Bahia alcançou a sétima colocação na tabela e garantiu a classificação para a etapa eliminatória. Com isso, se tornou a primeira equipe nordestina a chegar às quartas de final da competição.
Porém, nesta etapa da competição, as Mulheres de Aço enfrentaram o Corinthians, simplesmente o maior campeão do Brasileirão, com seis títulos no total (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024).
No jogo de ida, foram superadas por 2 a 1. No confronto de volta, nova derrota por 2 a 0. Sendo assim, com o placar agregado, o time paulista avançou à semifinal do Brasileirão.
Histórico no Brasileirão
A temporada de 2025 representou um marco na trajetória do Bahia Feminino, colocando fim ao “efeito gangorra” que a equipe vinha enfrentando na elite do futebol nacional.
Criado em 2019, o time estreou em competições nacionais no Brasileirão Série A2 de 2020, quando conquistou o acesso à primeira divisão. Em 2021, disputou pela primeira vez a Série A1. No entanto, terminou na lanterna e foi rebaixado. O retorno à elite aconteceu em 2023, mas novamente o clube ficou entre os quatro últimos colocados e caiu para a Série A2.
Em 2024, as Mulheres de Aço se reergueram: foram campeãs da Série A2 e voltaram à elite. E, nesta temporada mantiveram-se na primeira divisão com uma campanha histórica, selando uma permanência inédita na competição e consolidando o projeto.
Campeonato Estadual
A semana marca novos desafios para as Mulheres de Aço. No próximo sábado (23), a equipe estreia no Campeonato Baiano de Futebol Feminino, enfrentando o Jequié, às 15h, no Centro de Treinamento Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila.
O Bahia vai em busca do seu sexto título consecutivo da competição. Desde sua fundação, o time tricolor venceu todas as edições que disputou do Baianão Feminino.
A sólida campanha nacional reforça o favoritismo tricolor no estadual, onde as Mulheres de Aço buscam manter sua hegemonia.