A Seleção Brasileira Feminina caiu três posições no ranking da Fifa divulgado nesta semana e agora ocupa a sétima colocação entre as principais seleções femininas do mundo. A queda veio mesmo após a conquista do título da Copa América Feminina, o nono da história da equipe na competição.
Com o comando de Arthur Elias, o Brasil empatou duas vezes com a Colômbia — uma na fase de grupos e outra na grande final, vencida nas penalidades por 5 a 4 —, o que impactou negativamente a pontuação final. Apesar de levar o título para a casa, os empates tiraram força da campanha brasileira na avaliação da Fifa.
Espanha volta ao topo e França é destaque no Top 10
A Espanha, atual vice-campeã mundial, reassumiu o primeiro lugar do ranking após sua campanha na Eurocopa até a decisão, com cinco vitórias consecutivas e um empate. O desempenho foi suficiente para desbancar o lugar dos Estados Unidos, que caíram para a segunda posição. As espanholas já haviam liderado entre dezembro de 2023 e junho de 2024.
A Suécia subiu três posições e agora aparece em terceiro lugar. Logo atrás estão Inglaterra (4º), – mesmo sendo a campeã da Eurocopa Feminina -, Alemanha (5º) e França (6º). As francesas protagonizaram a maior ascensão do Top-10, subindo quatro posições, mesmo tendo sido eliminadas pela Alemanha nas quartas de final da competição europeia, após campanha impressionante na fase de grupos e nas fases decisivas.
Próxima atualização
A próxima atualização do ranking da Fifa está marcada para o dia 11 de dezembro de 2025, quando novas movimentações podem acontecer conforme os resultados de amistosos e torneios oficiais pelo mundo.
Top-10 Fifa
-
Espanha – subiu 1 posição
-
EUA – caiu 1 posição
-
Suécia – subiu 3 posições
-
Inglaterra – subiu 1 posição
-
Alemanha – caiu 2 posições
-
França – subiu 4 posições
-
Brasil – caiu 3 posições
-
Japão – caiu 1 posição
-
Canadá – caiu 1 posição
-
RPD da Coreia (Coreia do Norte) – caiu 1 posição