A técnica Emily Lima está oficialmente de volta ao futebol europeu. A treinadora será a nova comandante do Levante UD Feminino, equipe tradicional da Liga Feminina, da primeira divisão do Campeonato Espanhol. O anuncio marca um momento histórico: ela será a primeira mulher brasileira a dirigir uma equipe espanhola feminina.
Aos 44 anos, Emily acumula passagens relevantes por clubes e seleções, incluindo a Seleção Brasileira Feminina principal e, mais recentemente, a Seleção do Peru. A jogadora encerrou o vínculo com a federação peruana após a eliminação da Copa América Feminina ainda na fase de grupos.
O desafio agora será liderar um dos times mais tradicionais da Espanha no Futebol Feminino. A equipe terminou a última temporada em 12ª colocação e busca a realocação nos primeiros lugares para a próxima temporada que inicia no mês de setembro.
Experiência com seleções
Ex-jogadora, Emily iniciou a carreira de técnica ainda no Brasil, com destaque por seu trabalho no São José e Santos, onde conquistou títulos importantes. Ela também foi pioneira na valorização das categorias de base e início de atletas jovens. Em 2016, foi anunciada como a primeira mulher a comandar a Seleção Brasileira.
Após sua saída da CBF, a brasileira seguiu acumulando experiências internacionais, com destaque para o trabalho à frente da Seleção Equatoriana, onde ficou de 2021 até junho de 2023, e a Seleção Peruana, de 2023 a 2025.
Novo desafio
No Levante, Emily encontrará uma equipe que investe de forma consistente no Futebol Feminino e busca enfrentar de frente os gigantes Barcelona e Real Madrid. A escolha por uma técnica estrangeira com histórico de reconstrução e gestão de grupo é uma estratégia do clube. A ideia é apostar em um modelo de jogo mais técnico e ofensivo, características que trazem o melhor do trabalho da brasileira.
A estreia da brasileira à frente da equipe espanhola está prevista para a pré-temporada de agosto, com amistosos preparatórios antes do início oficial da Liga Feminina 2025/26, marcada para setembro.