Espanha e Inglaterra entraram em campo pela disputa do título da Eurocopa Feminina. As duas favoritas fizeram um grande jogo em Basel, na Suiça. Com tanta igualdade entre as equipes, as campeãs precisaram de mais de 90 minutos para serem contempladas e a partida foi decidida apenas nas penalidades, após empate no tempo normal mais prorrogação em 1 a 1. Mariona e Alessa Russo marcaram os gols para as espanholas e inglesas, respectivamente. Quem levou a melhor, foi a Inglaterra, que venceu por 5 a 4 nas penalidades, com a goleira Hampton pegando duas cobranças.
1º tempo – Dominância espanhola e placar aberto
As duas seleções começaram o jogo se estudando e quem teve a primeira chance clara de gol foi a Inglaterra. Aos três minutos, Alessia Russo recebeu em profundidade, carregou, invadiu a área e chutou cruzado, para boa defesa da goleira Cata Coll. A Espanha respondeu aos 9 minutos. Alexia Putella deu bom passe para Esther González, que recebeu dentro da área, dominou no peito e chutou, e Hampton salvou a Inglaterra. As espanholas passaram a dominar o jogo e a posse de bola, como é característico do time e as inglesas tentavam chegar com perigo nos contra-ataques.
Aos 19 minutos, Cata Coll saiu jogando errado, Lauren Hemp ficou com a bola dentro da área e finalizou forte, para grande defesa da arqueira da Espanha. Um minuto mais tarde, após linda troca de passes, Mariona recebeu de Alexia Putellas e chutou colocado, a bola passou próxima à trave. Aos 24, o placar foi inaugurado. Aitana Bonmati roubou a bola no campo de ataque, encontrou Athenea na entrada da área e rolou para Ona Batlle, que fez um belo cruzamento e Mariona, de cabeça, marcou o gol espanhol. Após aberto o placar, a Espanha seguiu dominado as ações ofensivas, mas o resultado seguiu igual.
2º tempo – Empate da Inglaterra
O início da segunda etapa começou assim como o primeiro terminou, com a Espanha dominando o jogo. Aos quatro minutos, Athenea realizou boa jogada e tocou para Aitana, que cortou a zagueira e finalizou, mas a goleira inglesa ficou com a bola. Aos 11 minutos, veio o empate inglês. Em belo cruzamento de Kelly, Alessia Russo cabeceou no contrapé de Cata Coll e igualou o marcador. Aos 28, Claudia Pina fez jogada individual e finalizou, para Hampton salvar mais uma. O jogo ficou aberto e pegado, chances acontecendo para os dois lados, mas nada que assustassem as goleiras. Final dos 90 minutos e tudo igual.
Prorrogação e pênaltis
O primeiro tempo da prorrogação foi marcado por pouca criatividade entre as equipes. A seleção espanhola foi a que mais buscou o gol e até criou situações, mas não conseguiu converter. Nos 15 minutos finais o panorama não mudou e a Espanha buscou o ataque a todo momento, mas o empate persistiu e o título foi decidido nas penalidades. A goleira inglesa, Hampton, brilhou e pegou duas cobranças de Mariona e Aitana. Salma Paraluello ainda desperdiçou outra e a Inglaterra fechou a série em 3 a 1, se sagrando bicampeã da Eurocopa Feminina.