Marianita da Silva Nascimento, 64 anos, será a primeira mulher da história do futebol brasileiro a integrar a Calçada da Fama exclusiva de um clube. A decisão foi tomada durante sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Grêmio, realizada na noite desta quinta-feira (24), no Auditório da Arena.
Antes dela, nomes como Marta, Formiga e Pretinha já haviam sido homenageadas, mas nos estádios do Maracanã e do Mineirão. Marianita foi atleta do Tricolor na década de 1980 e lutou intensamente pela regulamentação da modalidade no Brasil. Em 1983, fundou o primeiro departamento para a prática do futebol feminino no clube. Atualmente, é diretora do Departamento de Futebol Feminino do Grêmio.
A cerimônia de inclusão na calçada da fama ocorrerá durante a semana oficial dos 122 anos de aniversário do Clube, em setembro.
História
Nascida em Porto Alegre, a ex-atleta atuava como meio-campista, mas também teve ação importante fora de campo, buscando o fim da proibição que por quase 40 anos considerou o futebol feminino uma atividade ilegal no país. Logo após a liberação, Marianita Nascimento tomou a iniciativa de formar a primeira equipe das ‘Gurias Gremistas’, em 1980, e então deu o ‘pontapé’ inicial da modalidade dentro do Grêmio.
Valorização dos ídolos
O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a criar uma Calçada da Fama, em 1996. Desde então, 50 ídolos gremistas deixaram suas marcas eternizadas no cimento. Atualmente, ela está localizada na esplanada da Arena, em frente ao Museu Hermínio Bittencourt.