Ser referência no Futebol Feminino não é fácil e poucos clubes no Brasil valorizam a modalidade como a Ferroviária. Um dos muitos motivos que fazem a Locomotiva estar sempre brigando no topo dos campeonatos, é ter a possiblidade de jogar as partidas no mesmo estádio que o futebol masculino: a Fonte Luminosa. O único do Campeonato Brasileiro A1 a contar com o local em todos os jogos.
Opinião de quem comanda e joga
A reestreia de Leonardo Mendes no comando da Ferroviária será, justamente, na Fonte Luminosa. A equipe enfrenta o Red Bull Bragantino, no dia 2 de agosto, às 16 horas. A partida é válida pelo Campeonato Paulista. O técnico falou sobre o templo sagrado de Araraquara.
“A Fonte Luminosa é a nossa casa e não abrimos mão disso. Jogar aqui é sempre diferente e é o lar da Ferroviária. Ter ainda a oportunidade de treinar neste espaço nos dá a compreensão melhor do que nossa equipe pode fazer no campo de jogo. Há anos o futebol feminino manda os seus jogos aqui, com raras exceções de ir para outro estádio por conta das manutenções que acontecem no gramado daqui. Olhando para nós, temos que aproveitar cada momento que estamos na Fonte para que possa ser um diferencial lá na frente e conseguirmos alcançar os nossos objetivos”, afirmou.
Privilégio
A zagueira Andressa, no clube desde 2024, falou em privilégio de jogar na Fonte Luminosa e relembrou o o histórico recente da equipe, que ficou um ano sem perder no estádio.
“É sempre um privilégio jogar aqui na Fonte e nos sentimos muito a vontade. Em um retrospecto recente, ficamos mais de um ano sem perder aqui, então isso mostra muito da nossa força jogando em nossos domínios. Estamos tendo uma rotina de treinamentos que nos ajuda bastante e aumenta muito a nossa qualidade de treinos. Isso pode ser um grande diferencial pra nós, principalmente nos jogos decisivos que estão por vir”, falou.
Retrospecto na Fonte Luminosa em 2025
Somando Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista, foram oito jogos disputados na Fonte Luminosa em 2025. Foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota. O estádio é sinônimo de força para as Guerreiras Grenás. Nos únicos jogos que mandaram fora de Araraquara, por conta da troca de gramado, foram dois empates. Na ocasião, as partidas foram realizadas no Estádio Benito Agnello, em Rio Claro.
Campeonato Brasileiro 2025
Vitórias: Ferroviária 7×0 Sport-PE; Ferroviária 3×2 Real Brasília-DF; Ferroviária 1×0 São Paulo-SP; Ferroviária 2×1 Internacional-RS; Ferroviária 2×0 Juventude-RS
Derrota: Ferroviária 1×2 Flamengo-RJ
Empate: Ferroviária 1×1 Corinthians-SP
Campeonato Paulista 2025
Vitória: Ferroviária 6×0 Taubaté