Vice-campeão em 2022 e entre os quatro melhores na edição de 2024 da Copa Libertadores da América, o Boca Juniors, que coleciona título no Campeonato Argentino, quer mostrar sua força no cenário internacional do Futebol Feminino. Para isso, o clube tem mais uma oportunidade em 2025. As Xeneizes estão no Grupo B, ao lado de Ferroviária, Alianza Lima e ADIFFEM. A estreia será no dia 2 de outubro, às 16 horas, contra o Alianza Lima.
Hegemonia na Argentina e crescimento na América
A equipe feminina do Boca Juniors vem se tornando, desde seu surgimento, a maior potência do futebol argentino e coleciona 31 conquistas nacionais. O clube disputa frequentemente a Copa Libertadores da América, sendo vice-campeã da competição, em 2022, perdendo a final para o Palmeiras. Em 2024, o Boca passou em segundo na fase de grupos, que contou com Corinthians (0-0), Libertad (1-0) e ADIFFEM (3-1), somando sete pontos. Nas quartas, passou pelo Santos nos pênaltis (4-2), após empate em 0 a 0 no tempo normal. Caiu apenas na semifinal, quando enfrentou o Corinthians novamente e perdeu por 1 a 0.
Destaques individuais
O Boca conta com alguns nomes importantes para a sua história e também que vem crescendo no cenário do futebol feminino do continente. A atacante Kishi Núñez, de apenas 19 anos, aparece como a principal referência ofensiva e teve um protagonismo na edição de 2024 da Libertadores e repete no campeonato argentino, se consolidando como peça decisiva da equipe xeneize. Além da jovem Núñez, Andrea Ojeda é a maior artilheira da história do clube, além da experiente goleira Laurina Oliveros, que é presença constante nas convocações da Seleção Argentina.
Últimas participações
Esta será a décima aparição do Boca Juniors na Copa Libertadores da América Feminina. Sua melhor participação foi em 2022, quando chegou até a final, mas acabou perdendo para o Palmeiras por 4 a 1. As Xeneizes tem, também, dois terceiros lugares (2010 e 2024). Nas outras edições foram eliminadas na primeira fase ou quartas-de-final.
A tabela do Boca Juniors
02/10 – 16 horas: Boca Juniors x Alianza Lima – Estádio Nuevo Francisco Urbano
05/10 – 16 horas: Boca Juniors x ADIFFEM – Estádio Florencio Sola
08/10 – 16 horas: Ferroviária x Boca Juniors – Estádio Florencio Sola