O Corinthians Feminino entra em campo nesta quarta-feira (24) para enfrentar o São Paulo Feminino, no jogo único das quartas de final da Copa do Brasil Feminina. O Majestoso acontece em um momento decisivo da temporada e, além do peso da rivalidade e busca de revanche das Soberanas após a semifinal do Brasileirão Feminino, o time comandado por Lucas Piccinato precisa lidar com possíveis baixas e a saída de uma jogadora importante do elenco.
Entre os pontos de atenção, o clube monitora a recuperação de atletas que ficaram fora da última rodada do Paulistão, diante do Santos Feminino. São casos que envolvem cuidados médicos específicos e que podem interferir diretamente na escalação do Majestoso.
Departamento médico do Corinthians
A meia Duda Sampaio apresentou desconforto na panturrilha e segue em avaliação diária para saber se terá condições de atuar contra o São Paulo. Já a Nicole goleiraestá em processo de recuperação após uma lesão muscular na coxa direita, sofrida após a conquista do heptacampeonato brasileiro, e sua presença ainda é incerta.
Outro ponto de atenção envolveu as duas jogadoras Letícia. Tanto Letícia Monteiro quanto Letícia Teles precisaram cumprir o protocolo de concussão, mas já foram liberadas para atuar. Assim, a dupla deve ficar à disposição de Piccinato para o clássico decisivo.
O adeus de Yayá
Enquanto monitora a parte física e clínica das atletas, o Corinthians também vive uma mudança no elenco. A volante Yayá foi anunciada como nova jogadora do Paris Saint-Germain e deixa o clube depois de duas temporadas.
Embora tenha sido peça-chave em diversos momentos, especialmente na transição do meio-campo, a jogadora vinha sendo utilizada com pouca frequência nas partidas mais recentes. Mesmo assim, sua ausência representa uma perda de qualidade, já que Yayá tinha facilidade para cadenciar o jogo, além de oferecer segurança defensiva.
Agora, Piccinato terá de contar com outras opções do elenco para preencher esse espaço, seja com jogadoras mais experientes ou apostando na versatilidade das jovens que vêm ganhando espaço.
Declaração após o jogo
Depois da vitória no clássico alvinegro pelo Paulistão, no sábado (20), o técnico Lucas Piccinato falou sobre a saída da meio-campista.
“A gente entende que a saída dela é importante. É uma jogadora que fará falta, uma atleta que chegou junto comigo, num momento em que havíamos perdido algumas jogadoras do time anterior.”
“Ela aceitou o desafio de vir para o Corinthians, mesmo já tendo fechado com outra equipe, e conquistou seu espaço aqui dentro. Conquistou muita coisa: espaço na Seleção Brasileira, vice-campeã olímpica, campeã da Copa América, bicampeã brasileira, participou da Libertadores e alcançou um status elevado. Jogadoras desse nível sempre são muito visadas“, comentou o treinador.
O técnico também fez questão de desejar sorte à ex-camisa 8 das Brabas, ressaltando a qualidade do grupo para seguir competitivo:
“O Paris Saint-Germain quis acelerar a negociação, e entendemos que, mesmo sendo uma peça importante, o elenco do Corinthians tem qualidade e consegue suprir a ausência de uma jogadora da Seleção Brasileira.“
“Óbvio que a Yayá é peça-chave, mas já jogamos sem ela em partidas intensas nos Estados Unidos e conseguimos manter o nível de intensidade. Desejamos muita sorte à Yayá no exterior; que ela tenha sucesso e, se em algum momento quiser voltar ao Brasil, o Corinthians será sempre sua casa”, finalizou Piccinato.
Preparação para o clássico majestoso
O clássico desta quarta-feira coloca frente a frente duas das equipes mais fortes do país e promete intensidade máxima.
Por fim, sem Yayá, o time deve seguir apostando no setor formado por Dayana Rodríguez, Duda Sampaio e Andressa Alves, trio que costuma organizar a transição entre defesa e ataque. Além disso, as laterais, Tamires e Gi Fernandes também contribuem bastante na criação ofensiva, oferecendo amplitude e chegada constante ao ataque.