Bahia e Atlético Mineiro fazem, nesta terça-feira (16), a partida de abertura das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina. As equipes se enfrentam às 18h30, no Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro – o Carneirão, em Alagoinhas, no Recôncavo Baiano.
Em uma temporada marcada por um calendário intenso, o Bahia Feminino começou o ano disputando a Supercopa do Brasil Feminina, fez uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, está disputando o Campeonato Baiano e, no próximo mês, também jogará a Copa Maria Bonita.
No Baianão Feminino, as Mulheres de Aço vêm fazendo uma campanha de destaque. Líderes do Grupo B da competição, estão invictas, com 100% de aproveitamento, e são a única equipe que ainda não sofreu gols.
Campeonato Baiano como preparação
O Bahia tem utilizado o Campeonato Baiano como parte da preparação para os demais compromissos da temporada. Em quatro rodadas disputadas, o técnico Felipe Freitas ainda não repetiu a mesma escalação no início das partidas, buscando dar rodagem ao elenco.
Em entrevista coletiva divulgada na manhã desta segunda-feira (15), a meio-campista Vilma destacou a importância da estratégia no estadual para manter o grupo focado:
“O trabalho é o mesmo, a gente manteve o foco e vem trabalhando bastante. E, querendo ou não, a gente usa o Baiano para manter o trabalho, que é técnico, tático, como o Felipe sempre fala para a gente: manter o foco e permanecer.”
Dividindo a artilharia com Cássia, ambas com cinco gols marcados, Vilma também ressaltou que os bons números individuais são fruto do desempenho coletivo da equipe:
“Eu fico feliz em ajudar a equipe, se não com gols, com assistências. Mas o grupo todo é importante, vem trabalhando junto. E não só eu no individual, mas a equipe toda está de parabéns.”
Adversário
A Bahia traz boas lembranças ao Atlético Mineiro Feminino, no Estádio Manoel Barradas – o Barradão, em Salvador, as Vingadoras conquistaram o acesso à elite do futebol feminino brasileiro. Em julho deste ano, o time mineiro venceu o Vitória nos pênaltis, na segunda partida das quartas de final do Brasileirão Feminino Série A2.
Diferente do Bahia, o Atlético Mineiro não disputa uma partida oficial há quase um mês. O último jogo da equipe foi em 18 de agosto, contra o Santos. A técnica Fabiana Guedes reconhece as dificuldades do confronto, mas aposta na força do grupo para conquistar a classificação na Copa d Brasil.
Copa do Brasil
As oitavas de final da Copa do Brasil Feminina serão decididas em partida única. Quem vencer o duelo desta terça-feira (16) avança para as quartas de final da competição. Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida nos pênaltis.