Uma partida da Liga Americana de Futebol Feminino entre Racing Louisville e OL Reign foi suspensa, neste domingo (14), nas Estados Unidos, após uma emergência médica envolvendo a meio-campista Savannah DeMelo, de 27 anos.
Nos acréscimos do primeiro tempo, DeMelo passou mal, sentou no gramado e, segundos depois, desmaiou. Ela recebeu atendimento imediato ainda em campo e precisou ser retirada de ambulância para um hospital local. De acordo com comunicado oficial do clube, a jogadora está estável e consciente.
A liga informou que a prioridade é a saúde da atleta e destacou estar em contato direto com as equipes médicas dos dois clubes. Além disso, também reforçou o compromisso com protocolos de emergência e padrões de atendimento médico em todos os jogos. Dessa forma, o duelo, que estava empatado em 0 a 0, será retomado em nova data a partir do minuto em que foi interrompido.
Histórico médico recente
Em maio, DeMelo revelou que recebeu o diagnóstico de doença de Graves (autoimune) e hipertireoidismo no fim de 2023. A condição pode causar sintomas como batimentos cardíacos acelerados e perda de peso.
Em março, a meio-campista já havia passado por um episódio semelhante durante a partida entre Racing Louisville e Bay FC, em San José. Na ocasião, ela relatou tontura e aperto no peito antes de os médicos a retirarem de campo de maca e a levarem para um hospital.
À ESPN, a atleta contou que, antes do diagnóstico, jogar 90 minutos parecia “insuportável”. Segundo ela, era comum que seu coração acelerasse já no início dos jogos, além de sentir falta de ar e cansaço extremo. Após o diagnóstico, passou a usar medicação para controlar os batimentos cardíacos e equilibrar a função da tireoide.
Temporada atual
Atualmente, na edição da Liga Americana, Savannah DeMelo marcou 3 gols e deu 2 assistências em 17 jogos. Além disso, a seleção feminina dos Estados Unidos já a convocou em oito oportunidades.