O Red Bull Bragantino Feminino anunciou o encerramento do vínculo com 11 atletas ao fim da temporada 2025. A despedida, dessa forma, marca o fim de um ciclo importante na história recente do clube, que desde 2020 vem consolidando seu projeto no Futebol Feminino e acumulando campanhas de destaque e títulos expressivos.
Entre as jogadoras que deixam o Massa Bruta, estão nomes que ajudaram a construir a identidade da equipe desde os primeiros anos, como a goleira Alice Tosta, a zagueira Débora e a meio-campista Brenda Pinheiro, além de atletas que chegaram em momentos distintos, mas tiveram participação relevante nas conquistas mais recentes.
Quem são as atletas?
Uma das figuras mais simbólicas do projeto, Alice Tosta se despede após 5 anos de clube e três títulos, incluindo os bicampeonatos do Brasileiro Feminino A2, em 2021 e 2023. Em sua despedida, a goleira, portanto, destacou o peso da trajetória vivida no clube.
“Foram anos de muito trabalho, aprendizado, lágrimas, conquistas e desafios. Aqui eu cresci, me transformei e vivi coisas que jamais imaginei viver”, afirmou. Alice também fez questão de agradecer à torcida: “Vocês fizeram meus dias aqui serem ainda mais especiais”.
Débora, que vestiu a camisa das Bragantinas desde 2021, soma 126 jogos e oito gols, além dos mesmos títulos nacionais. Para a zagueira, a passagem pelo clube foi decisiva para sua evolução.
“Aqui enfrentei desafios importantes, que me fizeram evoluir profissionalmente e como pessoa. Sou muito grata por tudo o que vivi e conquistei”, disse.
Com 131 partidas disputadas, Brenda Pinheiro é a atleta com mais jogos entre as que se despedem. A meio-campista resumiu a passagem pelo clube como um período determinante da carreira.“Esses cinco anos foram os mais importantes da minha vida. Cresci como pessoa e como profissional e vou guardar tudo o que vivi aqui no coração.”
A lista inclui também atletas que chegaram mais recentemente, mas tiveram impacto direto na temporada 2025. A camisa 10, Vivian Cardoso, emprestada pelo São Paulo, participou da campanha do título da Copa Paulista Feminina e ressaltou o ambiente do clube.
“É um clube leve e prazeroso de se trabalhar, onde conseguimos competir de igual para igual com equipes de investimentos maiores. O título veio para coroar esse trabalho”, afirmou.
Referência técnica nos últimos dois anos, a argentina Catalina Ongaro encerra sua passagem com 53 jogos e nove gols. Aos 22 anos, ela destacou a confiança recebida pelo clube, já que sempre sentiu a confiança do Bragantino em seu trabalho. Lelê Cassiano, Tayna, Laura Pigatin, Dos Santos, Isa Rangel e Emelli, também deixaram o clube.
Thayslane também deixou o Bragantino
Apesar de não estar na lista, Thayslane também não defende as cores do Massa Bruta em 2026. A atacante anunciou sua saída na semana passada e deve renovar com a Ferroviária.
Em comunicado oficial, o Red Bull Bragantino agradeceu a dedicação e o profissionalismo das atletas e desejou sucesso na sequência de suas carreiras, reforçando que todas deixam contribuições importantes na construção do futebol feminino do clube.
