Criado no dia 1º de janeiro de 1931, o Esporte Clube Bahia comemora, nesta quinta-feira (01), 95 anos de história. Criado num cabaré, o clube é recheado de feitos curiosos e ineditismo.
Neste aniversário do Tricolor, a equipe do Campo Delas preparou uma matéria com algumas histórias do clube. Conheça alguns fatos da história do Bahia:

Criação do Bahia
Num encontro casual no Cabaré do Jockey, dia oito de dezembro, cinco jogadores de futebol discutiram a criação de um novo clube de futebol. Carlos Koch, Eugênio Walter, o Guarany, Fernando Tude e Júlio Almeida, ex-jogador do Clube Bahiano de Tênis formaram um grupo, ao lado de Waldemar de Azevedo, da Associação Atlética da Bahia.
Os jogadores estavam inconformados, pois o clube onde eles atuavam encerrou o departamento de futebol. No dia 12 de dezembro, mais de 70 pessoas, em sua maioria ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia, se reuniram para discutir os rumos do novo clube.
Otávio Carvalho presidiu a assembleia, que contou com Fernando Tude e Aroldo Maia na secretaria, e nela o grupo definiu as cores do estado da Bahia para o novo clube. Com a presença de jornalistas e outros profissionais, no dia 1º de janeiro de 1931, aconteceu a fundação do Esporte Clube Bahia, sob o slogan “Nascido para vencer”.

Primeiro título do Bahia
Se o tema era nascer para vencer, o Bahia conseguiu cumprir bem esse objetivo no ano da fundação. No dia 25 de outubro de 1931, o Tricolor conquistou seu primeiro título: o Campeonato Baiano daquele ano. Hoje, o clube é o maior vencedor da edição, com 51 conquistas.
No Futebol Feminino não foi diferente: a primeira equipe foi criada em 1989 e, no mesmo ano, conquistou o Campeonato Baiano de Futebol Feminino. Atualmente, as Mulheres de Aço têm títulos conquistados, sendo as segundas maiores vencedoras da competição.
Leia Também: Mudanças no Bahia: saiba quem fica e quem sai do time para 2026
Artilheiros do clube
No Futebol Feminino, a artilharia do Bahia é dividida: com 50 gols, a atacante Gadú, que atualmente está no América Mineiro, e Ellen, que permanece com as Mulheres de Aço, são as maiores goleadoras da história. No futebol masculino, a artilharia pertence a Carlito, com 233 tentos marcados.
Pioneiros do Bahia
A história do Tricolor tem pioneirismos. Em 1959, o Bahia conquistou seu primeiro título nacional, ao vencer Campeonato Brasileiro, e se tornou a primeira equipe do Brasil a disputar a Copa Libertadores da América.
No Futebol Feminino, as Mulheres de Aço registraram pioneirismo ao serem a primeira equipe nordestina nas quartas de final do Brasileirão Feminino. O Bahia também conquistou vaga nas semifinais da Copa do Brasil Feminina em sua primeira participação.

