Buscando incentivar as mulheres a assistirem jogos dentro da Vila Belmiro, o programa de sócio do Santos Futebol Clube tem planos pela metade do preço para o público feminino. Uma pesquisa apontou que o valor dos ingressos é um dos impeditivos das torcedoras acompanharam os clubes nos estádios.
Leia também: Caravana do Futebol Feminino desembarca em Salvador
Prioridade na compra das entradas, assim como valor reduzido nos tickets, vantagens e descontos, além do direito a voto fazem parte dos benefícios de quem se torna sócio da equipe das Sereias da Vila, o Santos Feminino. As categorias disponíveis são a Silver, Gold e Black. Até o momento, o Santos tem 54.517 associados.
Com o valor reduzido para as mulheres, o Santos busca trazer a torcida feminina para a Vila Belmiro.
Estudo sobre a presença feminina nos estádios brasileiros
Um estudo da W.LAb, em parceria dos institutos Ideia, Locomotiva e Pinion, intitulado “Mulheres & Futebol” aponta que a torcida feminina cresceu ao longo dos anos. Provando que o “futebol é coisa” sim de mulher.
De acordo com os dados, 94% das mulheres torcem para algum time brasileiro. Flamengo, Corinthians e Palmeiras são os clubes favoritos, liderando o ranking de preferência com 27%, 15% e 8%, respectivamente.
Porém, o número das mulheres nos estádios ainda é baixa. Das entrevistadas, apenas um terço das torcedoras assiste aos jogos presencialmente. Metade delas, nunca entrou em um estádio.
Medo e preços altos distanciam as mulheres das partidas
A segurança e o custo dos ingressos estão entre os principais motivos das mulheres não acompanharem os jogos de futebol in loco.
A pesquisa apontou que 40% das mulheres tem medo de frequentar estádios devido a violência e a falta de infraestrutura para garantir a integridade física das torcedoras.
Além disso, 23% das entrevistadas apontaram o alto custo dos ingressos como um impedimento para acompanhar o clube do coração direto das arquibancadas.
A amostra foi realizada em abril de 2024, com mais de 1 mil mulheres pelo Brasil e é a mais recente pesquisa sobre a presença de mulheres nos estádios brasileiros.
