Os últimos dias de 2025 marcaram mudanças importantes nos rumos do Futebol Feminino do Grêmio. Nesse cenário, o clube gaúcho se despede de Marianita Nascimento, diretora de Futebol Feminino, e de Karina Balestra, diretora adjunta e ex-jogadora.
Com isso, a partir de 2026, as Mosqueteiras passarão a contar com uma nova gestão à frente do departamento feminino. Enquanto isso, o elenco tem reapresentação marcada para o dia 5 de janeiro e a expectativa é de que o clube anuncie os novos profissionais antes dessa data.
Despedida de Marianita e Karina
No perfil das redes sociais, Marianita e Karina publicaram o mesmo texto de despedida da direção do Grêmio Feminino.
“A vida é feita de ciclos que começam e terminam! Hoje me despeço do Grêmio como gestora do futebol feminino. Ficam as muitas e boas lembranças desse período de dois anos“, escreveram as ex-dirigentes.
“Foi muito gratificante fazer parte de um futebol genuinamente brasileiro liderando um grupo de mulheres nessa oportunidade criada em 2023 pelo Grêmio Futebol Porto-Alegrense, na pessoa do ex-presidente Alberto Guerra. Esse clube me acolheu e foi (mais uma vez) pioneiro ao colocar uma mulher com poder de decisão à frente da equipe feminina”, continuaram.
“Ao final deste período, minha certeza é a de que evoluímos muito e ajudamos o nosso Grêmio a crescer. Conquistamos o bi-campeonato gaúcho e fomos campeãs da Ladies Cup. Conquistas que não seriam possíveis sem a parceria de Karina Balestra na diretoria e da Patrícia Gusmão na coordenação. Foi de uma grandeza imensa a caminhada ao lado dessas duas mulheres incríveis e muito competentes.”

Ela ainda relembrou o trabalho coletivo entre comissão técnica, jogadoras, diretoria e todo staff do clube.
“Junto com toda a comissão técnica, com esse grupo maravilhoso de jogadoras, com o departamento de marketing, toda a assessoria do futebol feminino e a participação da nossa torcida, vivemos muitas emoções. Escrevemos a história mais uma vez, construímos novos caminhos e melhoramos os caminhos que já haviam sido abertos por todas as que vieram antes de nós”, disseram.
“Nesses dois anos cresci como gestora e certamente como ser humano e uma coisa posso afirmar: minha caneta está cheia de tinta para seguir traçando novas possibilidades para aquilo que me motivou desde pequena – que o futebol possa ser jogado pelas mulheres que assim desejam. Foi uma honra sem precedentes ocupar essa cadeira por estes dois anos. Gratidão a todos que fizeram esse sonho sonhado há 40 anos possível”, finalizaram.

Planejamento do Grêmio para 2026
O Grêmio segue o planejamento para a próxima temporada, desta forma, confirmou a renovação de contrato de cinco jogadoras do elenco. A atacante Yamila, as meio-campistas Amanda Brunner e Dudinha; a goleira Sol e a meia Drika tiveram seus vínculos estendidos e seguem defendendo as Mosqueteiras até o final de 2026.
Em contrapartida, as Mosqueteiras se despedem de Tayla, bicampeã e capitã do elenco gaúcho. A atleta não teve o contrato renovado para 2026, e assim, dá adeus a equipe.
Por fim, as mudanças fazem parte do planejamento do técnico Cyro Leães para a próxima temporada.
