A Ferroviária Feminino está classificada às quartas-de-final da Copa Libertadores da América. Depois de uma campanha abaixo do esperado em 2024, a Locomotiva volta a estar na fase eliminatória da competição sul-americana.
Foram dois jogos realizado na atual edição e duas vitórias conquistadas contra ADIFFEM-VEN (1-0) e Alianza Lima-PER (2-1). A equipe finaliza a primeira etapa do torneio na próxima quarta-feira (08), às 16 horas, contra o Boca Juniors-ARG, no Estádio Florêncio Sola, em Banfield.
Classificação antecipada
Vindo de uma sequência de jogos, o técnico Leonardo Mendes destacou a importância de garantir a classificação já na segunda rodada da fase de grupos, visto que a última rodada, a Ferroviária medirá forças com o Boca Juniors.
“Nós sabíamos que a classificação nossa era neste segundo jogo. Nós não queríamos arrastar para o último contra o Boca. Até porque se o jogo contra o Alianza Lima permanecesse empatado, nós chegaríamos na última rodada com uma obrigação de vencer o Boca e seria uma pressão emocional e físico muito grande. Fizemos tudo dentro da partida para buscar essa vitória, mesmo o adversário se defendendo muito, sendo agressivo. Agora essa classificação nos da um certo conforto de ser mais estratégicos neste jogo contra o Boca, ver as atletas que estão mais em condições, tomar cuidado com as penduras e vamos pensar tudo certinho, com calma, para que possamos tomar as melhores decisões”. falou.
Pensar no decorrer da competição
Falando um pouco mais sobre a última rodada contra o Boca Juniors, que pode definir a colocação do grupo, o comandante afeano afirmou que é preciso ter estratégia para o restante da competição.
“Nós vamos tentar ser bem estratégicos. Entender o que cada atleta tem sentido, ver todos os resultados de GPS, analisar bem e conversar com as jogadoras. É importante a primeira colocação, mas nós, no entanto, não temos o resultado do outro grupo, que vai ser só depos do nosso jogo. Então nós não temos ideia do adversário que iremos enfrentar, já que o outro grupo está embolado. Vamos para fazer nossa parte, mas pensando estrategicamente na competição”, declarou Mendes.
Campeonato atípico
O treinador afeano ainda contou suas impressões com os dois primeiros adversários, dizendo que a equipe, na segunda partida, foi mais competitiva, algo que ele comentou muito na última entrevista.
“Nós entendemos um pouco mais a competição. O ADIFFEM deu uma certa dificuldade e ficou claro que o Alianza Lima veio também muito forte, pressionou muito bem a gente. Então é um campeonato muito diferente, atípico. A característica, intensidade, são jogos com caráter eliminatório e todos eles se tornam muito decisivos. Acho que as atletas compreenderam um pouco mais do que a competição exige. Nós tivemos um nível de competitividade maior, embora os espaços para jogar são muito pequenos, devido a pressão forte do adversário”, finalizou.