A final da Copa do Brasil está mexendo com toda Araraquara, além dos personagens envolvidos diretamente na decisão. Dois, especificamente, um pouco mais. Nascidos e criados na cidade, o técnico Leonardo Mendes e a capitã Nicoly prometem fazer o possível para que o troféu fique na Morada do Sol. O duelo entre Ferroviária Feminino e Palmeiras Feminino está marcado para esta quinta-feira (20) e o palco é a Fonte Luminosa, às 15h30.
Expectativa para o jogo e possibilidade de título em casa

De acordo com o técnico Leonardo Mendes, a partida promete muita dificuldade. O comandante da Ferroviária, além de elogiar a postura que as atletas têm tido em campo, também falou sobre o adversário.
“Nós sempre tentamos conversar e passar confiança para as atletas. Isso acaba reproduzindo em boas atuações individuais e coletivas, com a consequência de conseguir bons resultados. Agora nós temos essa decisão, que é importante para nós. É dentro de casa e acho que chegamos em um momento bom, que conseguimos ter uma sequência de jogos de invencibilidade. As meninas estão em um momento de muita confiança, mas sabemos que do outro lado tem uma grande equipe. Um trabalho que é recente, mas com atletas que têm alta capacidade de decisão. É tentar deixar a equipe bem concentrada, preparada, para que elas possam desempenhar o melhor possível e se divertir durante o jogo”.
Além disso, Mendes comentou sobre a possibilidade de ganhar um título em casa e que não esperava viver este momento um ano atrás.
“Todos os planos estavam em torno do meu último clube, o Bahia. Um deles era jogar a final da Copa do Brasil sub-17 e foi concretizado. Agora vou ter uma nova oportunidade e representando um clube que tenho um amor gigantesco. Poder fazer essa final dentro de Araraquara é de uma representatividade muito grande pra mim. Porque na arquibancada vai ter familiar, amigos, pessoas que gostam muito de mim e da Ferroviária. Acredito que vai ser uma sinergia muito grande. E, assim, eu estou fazendo de tudo pra trazer esse título pra Araraquara, junto com a comissão e todos que trabalham comigo. Pessoalmente seria um marco voltar, ser campeão e jogando dentro da minha cidade. Eu acho que seria um baita presente. E pra mim o máximo da minha carreira profissional até o momento”.
Momento especial

Assim como o treinador, a capitã das Guerreiras Grenás também sente esse sabor especial de jogar por um título dentro de sua cidade natal. Nicoly, que recém completou 200 jogos com a camisa da Ferroviária, falou sobre como tem sido este sentimento no dia a dia.
“Como araraquarense eu fico muito feliz de poder decidir o título em casa. No sorteio, foi até engraçado, porque estávamos assistindo todas juntas, torcendo e mentalizando. Comemoramos muito. Porque a gente sabe da importância de trazer uma final pra cá, pra capital do Futebol Feminino. Então, pra gente é muito importante e eu já consigo imaginar essa Fonte lotada, a galera empurrando e jogando junto com a gente, então tem sido muito especial para mim poder decidir em casa e conquistar este título.”
De olho no Palmeiras, Nicoly comentou sobre a troca de comando da equipe e ter atenção em possíveis variações. Além de relembrar sobre o último confronto com a equipe, ressaltando que é outro contexto.
“O Palmeiras teve a troca de comando. Então, às vezes tem uma variação. Temos que estar atentos a essas coisas. Mas, estamos ali para jogar, disputar e independente se é o mesmo time ou time diferente, nós queremos estar ali dentro. É um outro jogo, outro momento, outro contexto, então, é lógico que a gente vê o que erramos, pra corrigir. O que posso dizer que estamos nos preparando muito e focados bastante naquilo que podemos fazer de melhor”.
Live especial Campo Delas
Logo após o apito final da decisão, o Campo Delas, do Portal iG, te espera com uma live especial. Nossos setoristas chegam com todos os detalhes da final entre Ferroviária e Palmeiras, com destaque para a festa do título, direto da Fonte Luminosa. Você pode acompanhar tudo ao vivo logo após o fim do jogo, no canal oficial do iG no YouTube.
