Desde o início da Copa Libertadores da América Feminina, o técnico da Ferroviária, Leonardo Mendes, falava sobre a equipe saber jogar o torneio e ter mais competividade nos jogos. Na partida contra o Independiente Del Valle, as atletas mostraram uma boa evolução neste quesito. E isso contribuiu para que a Locomotiva tivesse amplo domínio sobre as adversárias.
A Ferroviária busca o tri da competição e o comandante destacou sobre algumas coincidências da conquista de 2015 (a primeira do clube) para a atual edição continental.
Crescimento na competição
De acordo com o treinador, com o passar dos jogos, as atletas foram entendendo melhor e assimilando o contexto diferente que é vivenciado na Libertadores.
“Era algo que nós queríamos desde o início da competição. Primeiro jogo nós não conseguimos ter essa agressividade no início e sentimos um pouco o jogo. Tivemos que entender dentro da própria competição sobre a maneira do sul-americano jogar, da forma que estão se comportando hoje em dia e pela evolução também do futebol feminino. Elas tiveram uma boa assimilação e nas quartas eu acredito que elas se comportaram de uma forma que eu considero ideal. De ser agressiva, pressionar a bola e jogar no campo adversário, principalmente no primeiro tempo. A competição também foi fazendo com que nós amadurecêssemos e crescêssemos como time”, falou Leonardo Mendes.
História se repetindo
Em 2015, sob o comando do atual técnico, a Ferroviária conquistou seu primeiro título da Libertadores. Naquela ocasião, a equipe superou na semifinal o então favorito São José. Agora, na atual edição, o time retorna nas mesma fase da competição disposto a enfrentar novamente o elenco mais forte do continente e buscar mais uma conquista histórica.
“As histórias muitas vezes na nossa vida se repetem. É muito similar. Tem algumas coincidências também de outros jogos, comparado àquela Libertadores. O momento agora é outro. estou praticamente com três meses de trabalho apenas no comando e o Corinthians tem um treinador que está há dois anos. Isso já exige uma capacidade dele entender melhor o elenco que tem. Eu ainda estou em um momento de me aprofundar mais com as atletas, mas tenho gostado muito das respostas e é acreditar. Lutar, ter espírito competitivo, organizar muito bem o time, preparar muito mentalmente para as adversidades que podem surgir e buscar a vitória de qualquer maneira, que para nós será marcante. Mais uma vez, o mesmo cenário, 10 anos depois. Então nós vamos fazer de tudo para buscar essa vaga na final”. comentou.
A semifinal
A semifinal da Libertadores Feminina entre Ferroviária e Corinthians será disputada na quarta-feira, dia 15 de outubro de 2025, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Francisco Urbano, em Morón.