Vindo de uma sequência de jogos desde antes da Copa Libertadores Feminina, a Ferroviária Feminino quer aproveitar a classificação antecipada e descansar algumas atletas no último desafio da primeira fase, contra o Boca Juniors. Além do desgaste, o técnico Leonardo Mendes também alertou sobre as jogadoras penduradas da equipe para a sequência no torneio.
As penduradas
A Ferroviária, atualmente, tem três atletas penduradas e duas delas são titulares: a zagueira Camila e a lateral-esquerda Fátima Dutra. A atacante Mariana Santos, reserva, é outra com cartão amarelo. Caso tome outro contra o Boca Juniors, fica de fora das quartas-de-final.
Porém, o que mais preocupa o técnico Leonardo Mendes e a comissão técnica é o desgaste das jogadoras. A equipe vem de uma sequência exaustiva de jogos..
Na pré-Libertadores, a Ferroviária jogou quatro partidas em 10 dias, algumas delas decisivas, como o confronto contra o Internacional, pela Copa do Brasil.
“Nós vamos tentar ser bem estratégicos. Entender o que cada atleta tem sentido, ver todos os resultados de GPS, analisar bem e conversar com as jogadoras. Nós temos um elenco, trouxemos jovens atletas, que a gente acredita que precisam ganhar uma rodagem, ter uma vivência dentro da Libertadores. Nós vamos estudar caso a caso, se reunir com a comissão técnica e tomar essa decisão em conjunto, para que possamos oportunizar outras jogadoras”, falou o treinador.
Mudança no esquema?
Apesar da possibilidade de mudanças pontuais nas peças utilizadas, o comandante das Guerreiras Grenás não pretende alterar a essência do seu sistema de jogo.
A ideia central da equipe será mantida, independentemente das substituições que possam ocorrer por questões técnicas ou físicas. A decisão reflete a confiança do treinador no modelo tático adotado, que tem guiado o desempenho da equipe até aqui, preservando sua identidade e consistência dentro de campo.
“A ideia nossa não vai mudar, podemos mudar o sistema, variar um pouco, mas a ideia central do nosso jogo a gente deve seguir com ela, porque já está consolidado nas atletas”, declarou Mendes.