A Copa Libertadores da América Feminina está chegando e as equipes brasileiras já sabem os desafios que vão enfrentar na primeira fase da competição. A Ferroviária está no Grupo B, ao lado de ADIFFEM (Venezuela), Alianza Lima (Peru) e Boca Juniors (ARG). Confira com chegam os adversários da equipe afeana.
Como chega a Ferroviária?
Após se despedir nas quartas-de-final do Brasileirão, a Ferroviária vem crescendo com o comando técnico de Leonardo Mendes, que conquistou o título da competição continental em 2015, o primeiro da história das Guerreiras Grenás. Está na semifinal da Copa do Brasil e no grupo das quatro classificadas do Campeonato Paulista.
O time conta com alguns destaques individuais como Micaelly, Júlia Beatriz, Duda Santos e Sissi. Além da artilheira da equipe no ano, Natália Vendito. Formada no clube, a atacante é tida como um diamante e que vai sendo muito bem lapidado pelo novo treinador.
Como chega o Alianza Lima?
O Alianza Lima vive um momento de destaque no futebol peruano e sul-americano. O clube se consolidou como uma das principais forças da Liga Femenina do Peru, conquistando os títulos nacionais em 2021, 2022 e 2024, além do vice-campeonato em 2023. Em 2025, a equipe começou a temporada com uma goleada de 11 a 0 sobre o Defensores del Ilucán e participou da Copa Chubb, no Equador, onde terminou em terceiro lugar.
Na Copa Libertadores Feminina de 2024, o Alianza avançou até as quartas de final após vitórias expressivas sobre o Santiago Morning (2 a 0) e o Guaraní (3 a 0), mas caiu nas quartas-de-final, perdendo por 2 a 0 para o Santa Fé.
Como chega o ADIFFEM?
Se consolidando com uma das forças emergentes do futebol feminino sul-americano, o ADIFFEM (Academia Integral de Fútbol Femenino) tem o foco exclusivo no desenvolvimento da modalidade. O clube conquistou, em setembro de 2024, seu primeiro título da Liga FUTVE Feminina ao vencer o Marítimo de La Guaira por 3 a 0. Com essa vitória, ADIFFEM não apenas ergueu a taça nacional, mas também garantiu sua vaga na Copa Libertadores Feminina.
Na sua primeira competição continental, a equipe enfrentou adversários de peso como Corinthians (Brasil), Boca Juniors (Argentina) e Libertad (Paraguai), encerrando na primeira fase.
Como chega o Boca Juniors?
A equipe feminina do Boca Juniors vem se tornando, desde seu surgimento, a maior do futebol argentino e coleciona 31 conquistas nacionais. O clube vem se tornando presença recorrente na disputa da Copa Libertadores da América, sendo vice-campeã da competição, perdendo a final para o Palmeiras.
Em 2024, o Boca passou em segundo na fase de grupos, que contou com Corinthians (0-0), Libertad (1-0) e ADIFFEM (3-1), somando sete pontos. Nas quartas, passou pelo Santos nos pênaltis (4-2), após empate em 0 a 0 no tempo normal. Caiu apenas na semifinal, quando enfrentou o Corinthians novamente e perdeu por 1 a 0.
Tabela do grupo
2 de outubro (quinta-feira)
16 horas: Boca Juniors x Alianza Lima – Estádio Nuevo Francisco Urbano
20 horas: Ferroviária x ADIFFEM – Estádio Nuveo Francisco Urbano
5 de outubro (domingo)
16 horas: Boca Juniors x ADIFFEM – Estádio Florencio Sola
20 horas: Alianza Lima x Ferroviária – Estádio Florencio Sola
8 de outubro (quarta-feira)
16 horas: Ferroviária x Boca Juniors – Estádio Florencio Sola
16 horas: Alianza Lima x ADIFFEM – Estádio Nuevo Francisco Urbano