A primeira semifinal da Copa Libertadores da América vai ter um grande confronto brasileiro: Ferroviária Feminino e Corinthians Feminino vão se enfrentar em busca de uma vaga na final da competição continental. O duelo está marcado para quarta-feira (15), às 20 horas, no Estádio Florêncio Sola, em Banfield.
Guerreiras e Brabas têm um histórico de confrontos em decisões de Brasileiro, Paulista e em outras edições do torneio sulamericano. O Campo Delas listou as principais partidas que as duas equipes fizeram na história. Certamente, há motivos de sobra para esperar, de novo, uma disputa de altíssimo nível.
Final do Brasileiro de 2019
O primeiro confronto decisivo e valendo título entre as duas equipes foi no Campeonato Brasileiro de 2019.
No jogo de ida, disputado na Fonte Luminosa, igualdade no marcador em 1 a 1. Na volta, em um Parque São Jorge totalmente lotado, novo empate, desta vez em 0 a 0.
A decisão da taça foi para as penalidades e, então, brilhou a estrela da goleira Luciana, que pegou o pênalti de Tamires e Ingryd desperdiçou outro, deixando o bicampeonato para as Guerreiras Grenás.
Copa Libertadores da América de 2019
Pouco mais de dois meses depois, naquele mesmo ano, Brabas e Guerreiras voltaram a se encontrar em uma final. Na oportunidade, foi pelo topo da América.
Disputada no Equador, os clubes chegaram à decisão e, em mais um jogo emocionante, o Corinthians deu o troco. Venceu a Ferroviária por 2 a 0.
Vic Albuquerque, que ainda segue no elenco corinthiano, e Giovana Crivelari, hoje no São Paulo, marcaram os gols do título alvinegro.
Campeonato Paulista 2020
Após se enfrentarem em âmbito nacional e internacional, faltava, enfim, o Campeonato Paulista.
Em 2020, a disputa estadual foi marcada por polêmicas no primeiro jogo, em São Paulo. A Ferroviaria vencia por 1 a 0 e, na reta final do jogo, a arbitragem assinalou um pênalti questionável.
O Corinthians, inclusive, não só empatou, como também fez 3 a 1. Na volta, em Araraquara, mais uma vitória das Brabas, desta vez por 5 a 0 e título Paulista na conta das alvinegras.
Campeonato Brasileiro 2023
Depois de quatro anos, Ferroviária e Corinthians voltaram a se encontrar na final do Campeonato Brasileiro Feminino.
Novamente com melhor campanha, as Brabas decidiram o título na Neoquímica Arena.
Foram dois jogos muito equilibrados. No primeiro confronto, na Fonte Luminosa, empate em 0 a 0. Na volta, a Locomotiva chegou a sair na frente do marcador, com Mylena Carioca. No entanto, o clube da capital virou o duelo com gols de Jheniffer e Tamires e, assim, conqustou o torneio.