A Ferroviária Feminino se despediu do Campeonato Brasileiro ao perder nos pênaltis para o São Paulo. As equipes empataram as duas partidas, em 0 a 0 e 1 a 1, e assim, como nos dois anos anteriores, foram às penalidades máximas para definir quem avançava. Apesar da eliminação, a Locomotiva fez um bom jogo no Morumbis e criou chances para vencer no tempo normal. O técnico Leonardo Mendes vê evolução em suas atletas e projeta o restante do ano.
Equipe evoluindo
Na partida contra o São Paulo no Morumbis, a Ferroviária fez algo bem próximo do estilo do técnico Leonardo Mendes. Com as linhas próximas, posse bola buscando envolver o adversário e criando chances claras de gol, a equipe poderia ter saído com a classificação no tempo normal, não fossem as oportunidades desperdiçadas.
“Eu gosto de desfrutar do jogo e gosto também que as atletas desfrutem. Acho que temos um caminho muito longo a percorrer. A gente enxerga que, no momento do futebol feminino, não só o profissional, mas também das categorias de base, ter esse estilo de jogo propositivo, também possibilita um crescimento delas. Eu já vejo esse avanço, acho que podemos evoluir bastante ainda como equipe, mas pelo pouco tempo, pela mudança, e sendo jogos decisivos, que tem um caráter emocional muito forte, eu tenho gostado bastante, acho que vai ser uma linha nossa de clube e vejo que estamos no caminho certo”, declarou.
Reconstrução começa em casa
O comandante afeano voltou a falar sobre possíveis reforços para a equipe profissional das Guerreiras Grenás, mas ressaltou novamente que, em primeiro lugar, é preciso olhar para dentro do clube, nas categorias de base, para depois visualizar as opções de mercado.
“Primeiro estamos olhando para dentro. Nós temos um trabalho muito grande nas categorias de base. Então a gente enxerga que tem meninas com potencial, algumas delas já estão incorporadas ao elenco e estudando o mercado. Temos profissionais que fazem esse trabalho no clube, então estamos analisando e a queremos tomar as melhores decisões. O fato de termos três competições ainda, não podemos também cometer loucuras e sair contratando. Temos que ser assertivos, ter a cabeça fria agora, não tomar as decisões por causa de um jogo e o nível das pessoas que trabalham na Ferroviária é muito grande, então elas são muito cabeça fria e acredito que o que for necessário vamos fazer da melhor maneira possível”, falou.
Foco na sequência
Após a eliminação no Brasileiro, A Ferroviária volta suas atenções para o restante da temporada. O próximo desafio já é na terça-feira (19), às 18 horas, na Fonte Luminosa e enfrenta novamente as Soberanas, em partida válida pelo Campeonato Paulista. O clube ainda tem um calendário recheado no segundo semestre. Além do estadual, no dia 18 de setembro a equipe enfrenta o Vitória, pelas oitavas da Copa do Brasil, em Araraquara. E terá ainda a disputa da Libertadores, que está marcada para ser disputa em outubro, em Buenos Aires, na Argentina.