Jonas Urias foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), o nono melhor treinador do planeta de uma equipe feminina de futebol na temporada. O comandante do Cruzeiro é o único brasileiro a figurar no top-10 da lista.
O júri, composto por especialistas de 120 países, definiu o ranking baseado em um sistema rigoroso de pontuação.
Ranking da IFFHS
1- Renée Slegers – Arsenal
2- Père Romeu – Barcelona
3- Sonia Bompastor – Chelsea
4- Jonatan Giraldez – Washington/Ol Lyonnes
5- Vlatko Andonovski – Kansas City Current
5- Jerry Tshabalala – Mamelodi/Sc Casablanca
7- Pedro Martinez – Tigres
8- Oscar Torres – Pachuca
8- Jonas Urias – Cruzeiro
10- Liv Lin – Wuhan Jianghan
Temporada inesquecível
Em 2025, as Cabulosas foram vice-campeãs brasileiras, liderando a primeira fase da competição. Foi a melhor campanha da história do time celeste, que ainda conquistou o Campeonato Mineiro na temporada. Ademais, a equipe se classificou, pela primeira vez, para uma edição da Copa Libertadores.
Em postagem nesta semana, nas redes sociais, o treinador agradeceu atletas, diretoria, membros da comissão técnica, torcedores e familiares pelo 2025 vitorioso.
Trajetória
Natural de São Bento do Sapucaí, no interior paulista, o técnico nasceu em 17/03/1989 e tem 36 anos. Sua trajetória no Futebol Feminino começou em 2010, quando começou a trabalhar no Centro Olímpico Feminino. Lá, toda a comissão técnica era liderada pelo Arthur Elias, que hoje está na Seleção Brasileira.
Em 2017, o treinador migrou para o Sport, onde ficou por duas temporadas. A performance pelas Leoas credenciou Jonas a ir para a Seleção Brasileira Feminina de Base, na categoria sub-20. Conquistou uma Liga Sul-Americana, um Sul-Americano e a medalha de bronze na Copa do Mundo Sub-20 em 2022, na Costa Rica.
Ficou no cargo até 2023 e, no mesmo, ano, fechou com o time profissional do Cruzeiro Feminino.

