O Bahia chega para o jogo de volta das semifinais do Baianão Feminino com ampla vantagem, após vencer o Lusaca por 8 a 0. Para esta partida, que ocorre neste sábado às 14h45, as Mulheres de Aço terão ausências de jogadoras que estão no departamento médico e também das que foram convocadas por suas seleções.
Três atletas do Bahia Feminino foram chamadas para disputar a Liga das Nações de Futebol Feminino: a atacante Wendy Caraballo e a meio-campista Ángela Gómez defenderão a seleção uruguaia, enquanto a zagueira Camila Barbosa foi convocada pelo Paraguai.

O técnico Felipe Freitas destacou a importância da força coletiva para manter o desempenho da equipe mesmo com as ausências:
“É algo que a gente vem trabalhando desde o ano passado, e eu falo com frequência da força do grupo, da importância de treinar posições, funções e características diferentes, para que, quando haja desfalques, nós consigamos suprir isso sem ter perda.”

Departamento Médico
Por estarem em tratamento, Cássia, Vilma, Thais Prado, Mari Pires, Helô, Ellen e Treyci não foram relacionadas para a última partida. Segundo o técnico, os casos não preocupam.
“Em parte do que está no Departamento Médico, tem sido muito mais por uma adequação de carga, alguns ajustes de inflamações musculares, e a gente opta por tirar para controlar. Isso é importante: saúde, performance e a parte técnica e tática trabalhando juntas, para que a gente consiga, nos principais jogos, entregar o nosso melhor.”

Defesa sólida no Baianão
Felipe Freitas também destacou a consistência defensiva da equipe no estadual. Na edição de 2024, o Bahia encerrou o Baianão sem sofrer gols e, até o momento, é o único time invicto defensivamente nesta temporada.
“Desde a minha chegada, no ano passado, a gente não toma gols no Campeonato Baiano. Isso é bom, é bem importante. Sabemos da inferioridade de algumas equipes em termos de investimento, estrutura e experiência de atletas, mas, mesmo assim, é uma marca relevante.
O Lusaca teve a oportunidade de umas três ou quatro bolas com condições de fazer gol. Então é importante trabalharmos para que continue dessa maneira. Esses erros que aconteceram, a gente precisa suprir. Esperamos dar sequência nisso ao longo das demais competições, porque não tomar gol é o primeiro passo para um grande triunfo.”
