Com o triunfo sobre o Red Bull Bragantino nas quartas de final da Copa do Brasil Feminina, as Mulheres de Aço conquistaram um feito inédito: são a primeira equipe profissional do Bahia a chegar às semifinais da competição.
Essa é também a primeira vez que um time profissional do clube ultrapassa as quartas de final da Copa do Brasil, incluindo o masculino. A campanha ganha ainda mais destaque por ser a estreia da equipe feminina nesta competição nacional.
A última edição da Copa do Brasil Feminina aconteceu em 2016. Como o Bahia Feminino foi estruturado somente em 2019, o avanço expressivo do projeto aconteceu em pouco tempo.
O técnico Felipe Freitas destacou a importância do momento para a história do clube:
“Essa história que a gente está construindo é muito boa. De fato, o masculino ainda não chegou, digo ainda porque creio que, em breve, chegará a esta fase da Copa do Brasil. Mas estamos mostrando a força do Bahia. Como o clube tem construído tudo isso é muito importante. É muito suor, muita entrega, muita dedicação e horas de esforço de um grupo que não mede energia para trabalhar.”
Pioneirismo em 2025
Em 2025, O Bahia Feminino obteve marcos importantes. Além da campanha na Copa do Brasil, as Mulheres de Aço também se tornaram a primeira equipe nordestina a disputar as quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.