Nascida em 2010, Mckenna Whitham, atleta do Gotham FC, é a jogadora mais jovem a assinar um contrato com um time da NWSL, a Liga Norte-Americana de Futebol Feminino, aos 13 anos, bem como a mais nova a atuar em uma partida da competição, aos 14 anos de idade.
Mckenna assinou o contrato, que tem validade até 2028, em 2014. Para fazê-lo, a jogadora utilizou um mecanismo de entrada Sub-18, presente na NWSL. Entretanto, para que tenha validade, a atleta deve morar com os pais ou responsáveis.
Leia também: Só campeões! Pride, Gotham, Spirit e Thorns nas semis nos EUA
A atleta também marcou seu nome nos recordes ao ser a atleta mais jovem de qualquer esporte a assinar um contrato de uso de nome, imagem e semelhança com a Nike.
Objetivos ambiciosos
Em entrevista para a ESPN dos Estados Unidos, Whitham diz estar focada em evoluir. “Eu processei tudo e ainda é recente para mim. Mas, quer dizer, eu não vou me achar superior. Vou manter a humildade e continuar me desenvolvendo. Meu objetivo é ser uma jogadora de ponta na NWSL e sei que o Gotham vai me ajudar a alcançar esse objetivo”, declarou a atleta.
A partida que transformou a jogadora na mais jovem da história a atuar na primeira divisão do futebol norte-americano aconteceu em julho de 2025. Mckenna entrou aos 35 minutos da etapa regulamentar, na vitória do Gotham FC por 2 a 1 sobre o Washington Spirit, pela Copa de Verão NWSL x Liga MX Femenil, que é a primeira divisão mexicana.
Internacionalmente, a atleta representou a Seleção Feminina Sub-15 dos Estados Unidos no Campeonato Feminino Sub-15 da Concacaf de 2024. Durante a partida, Whitham marcou o segundo gol na vitória por 3 a 0 sobre o México na final. Em maio deste ano, ela foi convocada para a Seleção Feminina Sub-17 dos Estados Unidos.
