As Leoas do Vitória tiveram uma temporada intensa, com marcos importantes no processo de reestruturação e amadurecimento da equipe. Após uma pausa, o Futebol Feminino do Vitória retornou no ano de 2022. Em 2023, conquistaram o acesso para o Campeonato Brasileiro Feminino Série A3; já em 2024, o acesso para o Brasileirão A2.
Em entrevista exclusiva ao Campo Delas, do Portal iG, Many Gleize, Coordenadora de Esportes e Futebol Feminino do Vitória, falou sobre a temporada das Leoas e as projeções para o próximo ano.

Campeonato Brasileiro
Nesta temporada, o Vitória Feminino disputou o Brasileirão Feminino Série A2. Com apenas uma derrota na fase de grupos, garantiu a classificação para as quartas de final. Many Gleize comentou sobre a jornada das Leoas na competição:
“Ano passado foi um ano, assim, muito bom. Conquistamos o acesso do Brasileirão Série A3 para A2, caímos na semifinal e, este ano, batemos na trave nas quartas de final. A gente tinha expectativa de que a equipe avançasse, para ano que vem termos mais equipes nordestinas na elite e ver o futebol do estado da Bahia sendo representado na Série A1.”
Ao ficar a um passo de conquistar o acesso para o Brasileirão Feminino A1 e retornar à elite do futebol feminino, Many Gleize descreveu que a equipe entregou o melhor, mas a temporada teve um “gostinho de quero mais”:
“A gente ficou com gostinho de que era o mais. A gente entra num ano pensando em conquistar o máximo que a gente puder. Queríamos muito subir, fizemos uma campanha excepcional na fase de grupos e chegamos às quartas de final com o Atlético Mineiro. Ganhamos o jogo, mas, nos pênaltis, depois de nove penalidades batidas, a nossa atleta não converteu. Sabemos que também não é tão fácil, mas que a gente deu o nosso melhor.”
A Coordenadora do Futebol Feminino do Vitória pontuou que, para o próximo Brasileirão Feminino, a meta do clube é não cometer os mesmos erros:
“O que a gente faz com isso? Aprender para o próximo ano não errar e não tropeçar no que a gente não conseguiu. Vamos avaliar no que a gente errou este ano para que esses erros não aconteçam no ano que vem.”

Campeonato Baiano
No Campeonato Baiano de Futebol Feminino, o Vitória foi o vice-campeão da competição, perdendo apenas as partidas das finais. As Leoas tiveram o segundo melhor ataque, a segunda defesa menos vazada, e Kívia ficou com o prêmio de melhor goleira da competição.
Many avalia de maneira positiva a campanha do Vitória Feminino ao longo do Baianão:
“Fizemos um Baianão Feminino muito bom, apesar de que, na primeira fase, o Campeonato Baiano não é tão competitivo. Tem muita equipe nova e com meninas bem jovens também. Mas isso é normal, é natural, porque ninguém nasce grande. Então a gente tem as equipes que fazem o futebol feminino acontecer, e a gente tem que respeitar, mesmo sendo projetos. Não conquistamos o título, mas sabemos que fizemos um bom campeonato.”
