O Ballon d’Or 2025 coloca o Futebol Feminino no centro das atenções. Pela primeira vez, a modalidade apresenta o mesmo número de categorias concorrentes que o futebol masculino. A atleta vencedora como melhor jogadora do ano foi Aitana Bonmatí, tricampeã consecutiva.
Aitana Bonmatí, three times in a row! Can you believe it? 🤯#ballondor pic.twitter.com/qT53wjKiSV
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
A premiação mais prestigiada do esporte celebra quem brilhou em campo e reforça a força de um esporte que cresce em visibilidade, emoção e reconhecimento mundial. Mais do que estatísticas, o prêmio destaca histórias de superação, talento e liderança, refletindo a transformação do futebol feminino em um espetáculo que conquista torcedores e inspira novas gerações.
Na ordem das categorias, a primeira atleta premiada foi Vick Lopez, jogadora do Barcelona, que recebeu o prêmio Kopa de melhor jovem no futebol feminino. Ela agradeceu ao clube e à Espanha pela oportunidade de ser reconhecida e também às pioneiras da modalidade: “Graças à sua luta eu posso estar aqui trabalhando. Ainda tenho muito a fazer, obrigada.”
VICKY LOPEZ IS THE 2025 KOPA TROPHY! #TrophéeKopa #ballondor pic.twitter.com/KdheoMBA2C
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
A categoria seguinte premiou a melhor treinadora de futebol feminino, e Sarina Wiegman, da seleção da Inglaterra, venceu após conquistar a Eurocopa Feminina na última temporada. Artur Elias, técnico da seleção brasileira, também disputou o prêmio, mas a inglesa levou a melhor.
Sarina Wiegman from @Lionesses is the women’s Johan Cruyff Trophy winner!#ballondor pic.twitter.com/vQKWpntnDg
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
Outras categorias
As goleiras concorreram na categoria Troféu Yashin e Hannah Hampton, do Chelsea, foi a vencedora. Entre as artilheiras do ano, Ewa Pajor, do Barcelona foi a vencedora, recebendo o troféu Gerd Muller.
💬 Hannah Hampton”s speech after winning the 2025 Women’s Kopa Trophy#ballondor pic.twitter.com/n2993q6xUF
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
Clube do ano
O Arsenal foi o grande vencedor da categoria Clube Feminino do ano. A equipe se sagrou campeã da Women’s Champions League 24/25.
Arsenal Women is the 2025 Women Club of The Year!
Congrats, @ArsenalWFC! ❤️ #clubdelannée #ballondor pic.twitter.com/GoRlk4ha2W
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
O time superou Barcelona, Lyon e Orlando Pride, que também concorriam na categoria. O Arsenal voltou a conquistar o troféu da Champions depois de 18 anos.
Grande vencedora da noite
A grande vencedora da Bola De Ouro foi Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona. Ela leva o título pela terceira vez consecutiva, se tornando tricampeã da premiação. Ela deixou para trás Mariona Caldentey, sua companheira na seleção espanhola. Conheça as dez finalistas:
RANKING FINAL DA BOLA DE OURO FEMININA
1 – Aitana Bonmati
2- Mariona Caldentey
3 – Alessia Russo
4 – Alexia Putellas
5 – Chloe Kelly
6 – Patricia Guijarro
7 – Leah Williamson
8 – Ewa Pajor
AITANA BONMATI IS THE 2025 WOMEN’S BALLON D’OR!#ballondor pic.twitter.com/wxk3OZsTle
— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025