As holandesas do FC Twente entram em campo, nesta quarta-feira (8), contra o Chelsea, pela Champions League Feminina. Apesar de recém-chegada ao torneio – participam pela segunda vez – o clube tem títulos nacionais e internacionais conquistados.
Apenas duas estrangeiras fazem parte da equipe, a goleira Diede Lemey (Bélgica) e a atacante Amanda Andradóttir (Islândia). Conhecidas como “The Reds”, em referência à cor vermelha do uniforme do clube, o time é formado essencialmente por jogadoras da Holanda mesmo.
A artilheira do Twente é a atacante Jaimy Ravensbergen, com sete gols na temporada 2025.
Elas disputam também a Liga Holandesa e a Super Taça Feminina da Holanda, e lideram as duas competições.
Estreia na edição 2025 na fase principal
A primeira partida da temporada da Champions League Feminina é contra o atual campeão inglês, o Chelsea. A técnica Corina Dekker falou sobre a dificuldade do adversário, mas aposta na velocidade das jogadoras do The Reds.
“O Chelsea é de classe mundial. Não é comum encontrar um adversário deste calibre, será um grande desafio. O plano é manter o jogo compacto e facilitar ao máximo a passagem do Chelsea. Assim, podemos ser perigosas com a nossa velocidade, também temos boas jogadoras no meio-campo”, disse a treinadora do time holandês.

A capitã da equipe Danique van Ginkel estava no time que enfrentou o Chelsea há um ano.
“Naquela época tínhamos acabado de jogar algumas partidas com nossa nova equipe e ainda estávamos nos encontrando. Agora, um ano se passou. Acho que aprendemos com os erros da temporada passada”, explica a zagueira.
O Twente encontrará com uma ex-jogadora, que agora estará do lado inglês, a meia Wieke Kaptein, de 20 anos.
“Joguei com ela no meio-campo do FC Twente por dois anos. A intensidade que Wieke pode trazer para o campo é algo que raramente se vê. Ela está mostrando isso no Chelsea e na seleção holandesa. Isso é impressionante para alguém tão jovem”, elogia van Ginkel.
The Reds e os títulos conquistados
O time de Enschede, cidade holandesa de pouco mais de 162 mil habitantes, tem dois títulos internacionais e 18 nacionais.
São bicampeãs da Liga BeNe, campeonato que une times das Bélgica e Holanda. São heptacampeãs da Liga Holandesa Feminina, tetracampeãs da Taça e da Supertaça da Holanda e tricampeãs na Eredevisie Cup (Primeira Divisão Feminina).
Twente nas redes sociais
As holandesas têm cerca de 40 mil seguidores no Instagram. Com bastante conteúdo sobre as partidas, dia a dia de treinamentos, elas publicam diariamente novo conteúdo.
Reels e carrossel com fotos são os principais destaques das redes do Twente, que apesar do pouco engajamento com comentários, recebem centenas de likes por postagem.