O torcedor que acompanha o Cruzeiro Feminino se acostumou a ver, nos jogos, uma defesa sólida. Ou seja, capaz de impor respeito aos times adversários.
Geralmente, a zaga é composta, principalmente, por duas atletas que agora vão atuar juntas também na Seleção Brasileira. Isa Haas e Vitória Calhau foram chamadas pelo técnico Arthur Elias para amistosos contra Inglaterra e Itália, nos dias 25 e 28 de outubro, respectivamente.
Amigas fora de campo e entrosadas dentro das quatro linhas, elas são apontadas por muitos cruzeirenses como “as Torres Gêmeas” da defesa das Cabulosas.
Haas campeã da Copa América
Haas, de 24 anos, estava no elenco campeão da Copa América, em agosto. Foi a primeira competição internacional que a zagueira disputou pela Seleção Brasileira profissional. Logo, Arthur Elias elogiou a atleta:
“A Isa vem fazendo ótimos jogos conosco. É uma zagueira que tem características compatíveis com o modelo de jogo da Seleção. Tem uma liderança dentro do setor e a gente quer que isso se estenda ao grupo. Todas as jogadoras citadas são jovens e têm margem de crescimento grande, a Isa não é diferente, a Calhau também não.”
Nascida em Montenegro, Rio Grande do Sul, ela iniciou a carreira profissional no Internacional. Passou também pelo Sevilha, da Espanha. E foi contratada pelas Cabulosas em janeiro.
Vitória Calhau
Calhau, de 25 anos, passou pela seleção em 2024 e tem um contrato longo com o Cruzeiro, até 2028. A jogadora, que é natural de São Paulo, atuou pelo rival Atlético-MG entre 2019 e 2021. Estava no São José, do interior paulista, antes de se transferir para o Cruzeiro, em 2023.
No entanto, na atual temporada, a zagueira sofreu com contusões. Mas, recuperada, foi novamente convocada pelo treinador:
“A Calhau teve uma lesão muito séria e voltou em nível alto e, obviamente, progressivo. Vejo que ainda pode crescer nesse curto espaço de tempo até o final do ano. A volta para a Seleção acho que vai fazer bem a ela. É uma zagueira canhota. que completa as características que a gente precisa de um grupo de zagueiras que saibam e façam bem a construção. Também forte nos duelos, como a gente precisa para ser uma Seleção eficiente”, destacou Arthur Elias“.
Campeonato Mineiro
Por fim, vale ressaltar que a dupla não deve desfalcar o Cruzeiro, nas fases decisivas do Campeonato Mineiro. As semifinais estão previstas para os dias 1 e 8 de novembro. Portanto, as finais devem ocorrer nas semanas seguintes, nos dias 15 e 22.