Em entrevista exclusiva ao Portal Campo Delas nesta semana, Humberto Simão, técnico do Red Bull Bragantino Feminino, falou sobre a preparação da equipe para o retorno dos campeonatos. Após a pausa de um mês no futebol feminino por conta da Copa América, os três torneios que ocorrem nesta época do ano voltam a ser disputados simultaneamente. Um desafio para os clubes que seguem vivos em todos eles: Campeonato Paulista Série A1, oitavas de final da Copa do Brasil e quartas de final do Campeonato Brasileiro Série A1.
O primeiro compromisso do Massa Bruta será contra a Ferroviária, no sábado (2), em Araraquara, pelo Paulistão. O clube teve um desempenho irregular no primeiro semestre da competição. Mas, nas últimas duas rodadas, mostrou poder de reação ao empatar com o Palmeiras por 2×2 e golear o Realidade Jovem por 4×0.
O treinador ressaltou que o primeiro semestre foi extremamente cansativo e desgastante para o grupo, tanto física, quanto mentalmente. Na visão de Humberto, a pausa foi essencial para a recuperação da equipe. Contudo, o time soube aproveitar bem esse período sem jogos oficiais.
“A gente sofreu muito nesse Paulista quando começaram as duas competições ao mesmo tempo. Porque a gente ainda, no Brasileiro, não estava confortável na tabela e já vinha de oscilações, de desgastes. Então, foi muito difícil manter o mesmo nível competitivo nas duas competições. Mas, agora, com tudo que essa intertemporada proporcionou, o retorno das atletas que estavam no departamento médico, a força do grupo que a gente tem agora… era tudo que a gente precisava. O que a gente mais quer é vencer os jogos para, no primeiro momento, nos colocarmos entre os quatro primeiros e depois buscar o título”, afirmou.
Paulistão, Brasileiro e Copa do Brasil
A sobrecarga de jogos, que já vinha afetando o rendimento da equipe, continuará sendo uma realidade na retomada da temporada. Três dias após o jogo pelo Paulistão, na terça-feira (5), o Bragantino enfrenta o Botafogo-RJ pelas oitavas de final da Copa do Brasil – torneio que não era realizado desde 2016. O confronto será em jogo único, contra um adversário embalado pelo acesso à Série A1 do Campeonato Brasileiro.
Para Humberto, o torneio representa uma oportunidade importante para o clube:
“Ele é uma excelente oportunidade para a gente buscar voos maiores. Mas, como queremos todas as competições, precisamos dar o devido valor e a devida importância a todas as partidas. O mesmo nível de atenção e comprometimento que a gente vai ter com o Botafogo é o que vamos ter com o Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro. É lógico que ser campeão logo no retorno da competição, historicamente, é muito bom para a empresa e para todos nós aqui do Red Bull Bragantino.”
E o ritmo segue intenso: quatro dias após o mata-mata da Copa do Brasil, no domingo (10), Dia dos Pais, o time encara o Cruzeiro pelas quartas de final do Brasileirão. O Massa Bruta avançou com a última vaga entre os oito melhores, enquanto a equipe mineira chega como líder e com apenas uma derrota na primeira fase.
Apesar da diferença na campanha, Humberto acredita em equilíbrio total:
“É um campeonato novo, onde zera tudo. Eu não vejo mais o Cruzeiro como líder e o Red Bull como oitavo. Estamos no mesmo pé de igualdade. Falando de desempenho, na minha opinião, nosso jogo contra o Cruzeiro foi o melhor que fizemos ofensivamente, mesmo com a derrota por 2×1. Então, isso nos traz confiança. A gente não olha para o Cruzeiro como favorito. A gente pensa em colocar tudo que temos de qualidade em campo, sabendo, claro, das valências e qualidades delas, afinal é uma grande equipe. Mas estamos prontos para anular o que elas têm, prontos para jogar, criar e vencer, e temos muita convicção de que isso é possível.”