A temporada 2025 já é histórica para o Cruzeiro Feminino. As Cabulosas fizeram a melhor campanha na primeira fase do Brasileirão Feminino e, pela primeira vez, chegaram à semifinal da competição. O jogo de ida será no domingo (24), na Arena Barueri, contra o Palmeiras. E o da volta está previsto para a Arena Independência, em Belo Horizonte, no último dia de agosto.
Porém, para uma equipe se destacar em campo, é necessário que o projeto tenha uma estrutura sólida. Atletas e gestores precisam de boas condições de trabalho. Por exemplo, é desta forma que pensa o técnico Jonas Urias, contratado pelo clube em 2023:
“Desde que cheguei, percebi que foi criada uma cultura para buscar o melhor possível em cada situação. Um grande diferencial não é você fechar uma ideia e simplesmente segui-la, sem interpretação de cada contexto. Tudo é trazido para o grupo técnico, para o staff, a gente se provoca. Então, se em um jogo a gente precisa viajar com 22 atletas, vamos fazer um investimento. Em outro jogo vão apenas 20 atletas, mas precisaremos de 14 membros da comissão porque é uma viagem com logística difícil e será necessária a presença da nutricionista”.
Respaldo fora de campo

De acordo com o treinador, o respaldo fora do campo é composto por detalhes que fazem a diferença dentro das quatro linhas: “no sono da atleta, no horário do café da manhã, no tempo de deslocamento até o estádio, na calma para realizar cada bandagem, para o time entrar tranquilo em campo. Com certeza vai afetar na pontinha da chuteira da jogadora”, conclui o ex-técnico da seleção brasileira sub-20.
Mais investimentos

Segundo Bárbara Fonseca, a Gerente de Futebol Feminino do Cruzeiro, o investimento no setor praticamente dobrou, graças à mudança de postura da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste. O ex-jogador Ronaldo Fenômeno era o responsável pela gestão até abril do ano passado, mas vendeu a SAF para o empresário Pedro Lourenço, proprietário também de uma rede de supermercados. Um torcedor fanático pelo Cruzeiro:
“A ideia do Pedro Lourenço é que o futebol feminino do Cruzeiro precisa ser tão grande quanto o masculino. Saímos de um investimento de R$ 8 milhões em 2024 para R$ 15 milhões nesta temporada”, disse Bárbara ao globoesporte.com em maio.
Desta forma, a boa campanha das Cabulosas na temporada não chega a ser uma surpresa. Trabalho em conjunto, investimento responsável e muita organização sempre geram bons frutos. Que venha a semifinal!