A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) anunciou a lista das goleiras que estão na disputa de melhor do mundo no prêmio da instituição e tem brasileira na disputa. Lorena, que hoje defende a equipe Kansas Current, dos Estados Unidos, está na lista e concorrerá na votação. A defensora, inclusive, acaba de bater recorde de jogos sem sofrer gols.
Quem também aparece entre as 10 é a goleira colombiana do Palmeiras, Kate Tapia. A vencedora será conhecida no dia 15 de janeiro de 2026, junto com as outras categorias.
Conheça a Lorena
Lorena da Silva Leite tem 28 anos e é natural de Ituverava, interior de São Paulo. A goleira, que é presença constante na Seleção Brasileira e titular na conquista da medalha de prata em Paris, além do título da Copa América em 2025, atuou em solo nacional no Centro Olímpico, Sport e Grêmio antes de ir para os Estados Unidos.
Atualmente joga pelo Kansas Current, onde bateu o recorde de mais jogos sem sofrer nenhum gol. Em 2024, a atleta foi indicada ao prêmio The Best, da FIFA.
O prêmio IFFHS
Desde 1987, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) organiza o Prêmio IFFHS. Neste contexto, os especialistas avaliam o desempenho dos atletas com base no que jogaram ao longo do ano e não conforme a temporada. Além disso, um júri internacional, formado por jornalistas esportivos e especialistas em futebol de 120 países, em todos os continentes do mundo, garantindo assim uma análise ampla e imparcial.
Lista das candidatas
Ann Katrin Berger (Alemanha/Gotham FC)
Cata Coll (Espanha/FC Barcelona)
Hannah Hampton (Inglaterra/Chelsea)
Chiamaka Nnadozie (Nigéria/Brighton)
Daphne Van Domselaar (Holanda/Arsenal)
Katharine Tapia (Colômbia/Palmeiras)
Lorena Leite (Brasil/Kansas Current)
Phallon Tullis Joyce (EUA/Manchester United)
Christiane Endler (Chile/Lyonnes)
Jennifer Falk (Suécia/Hacken)
