Pode ser o destino, o acaso ou muita competência de ambas as equipes: o fato é que pela segunda edição consecutiva, Brasil e Colômbia vão disputar o título da Copa América Feminina.
Na edição de 2022, Brasil e Colômbia tiveram campanhas parecidas: as duas seleções se classificaram para as semifinais com 100% de aproveitamento e 12 pontos conquistados.
Será que as semelhanças são mera coincidência? Assim como em 2025, durante as semifinais de 2022, a Colômbia derrotou a Argentina e avançou para a final. Já a seleção brasileira, que derrotou este ano o Uruguai, naquela oportunidade venceu o Paraguai para chegar à decisão. Na final da competição, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0, com gol marcado por Debinha, e conquistou o título da Copa América Feminina.
Nesta edição, Brasil e Colômbia se enfrentaram na última partida da fase de grupos da competição. A partida terminou empatada em 0 a 0, e as duas equipes se mantiveram invictas.
Histórico
O histórico está a favor do Brasil. A seleção canarinho é a maior vencedora da Copa América Feminina. A competição foi disputada pela primeira vez em 1991 e está na sua décima edição.
A seleção brasileira possui oito títulos da competição e participou de todas as finais. Até o momento, a única vez que o Brasil perdeu o título foi em 2006, quando a Argentina foi a campeã.
A seleção colombiana ainda não possui nenhum título da Copa América Feminina; entretanto, tem três títulos de vice-campeã da competição. A Colômbia disputou a final nos anos de 2010, 2014 e 2022. No ano de 2023, conquistou o quarto lugar, e na edição de 2018 ficou na quarta posição.
Final
No sábado (02), saberemos quem ficará com o título de campeã da Copa América Feminina, se o Brasil vai manter o favoritismo ou se a Colômbia conquistará o título inédito. A partida da final acontecerás as 18h (pelo horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito no Equador.